“Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poletto, Julia Tomedi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216987
Resumo: A presente Tese tem como objetivo maior analisar o processo de escolarização feminina e os efeitos da formação que o Colégio São José, fundado pela Congregação das Irmãs de São José e localizado em Caxias do Sul/RS, produziu em antigas alunas, entre os anos de 1930 a 1966. O recorte temporal foi delimitado pelo período em que as narradoras da pesquisa frequentaram a instituição educativa, todavia, a pesquisa apresenta uma elasticidade de tempo, uma vez que discute o estabelecimento da Congregação das Irmãs de São José na Região Colonial Italiana e também explora aspectos posteriores à formação escolar recebida por essas mulheres. Inserida no campo temático de investigação da História da Educação, em interfaces com a História das Mulheres, seguindo postulados da História Cultural, a pesquisa buscou complexificar os modos de aprender na referida instituição, tendo como corpus empírico documentos orais, escritos e imagéticos. Dessa forma, através da metodologia da História Oral em diálogo com a análise documental histórica, investigou-se o processo de constituição da Congregação das Irmãs de São José no Rio Grande do Sul e, especificamente, a criação do Colégio São José em Caxias do Sul; analisaram-se as culturas instituída e instituinte do Colégio e problematizaram-se os efeitos que essa formação produziu nas antigas estudantes, narradoras da pesquisa. Acompanhando o desenvolvimento da cidade, o Colégio cresceu e tornou-se parte do tecido urbano e social de Caxias, sendo uma instituição centenária que funciona até os dias atuais. Para o desenvolvimento da Tese, arquitetura escolar, práticas, desmembradas em escritas e materialidades, civilidades e formação foram eixos temáticos que sustentaram esta pesquisa. Pelas análises produzidas, formulou-se a Tese de que o Colégio São José promoveu uma escolarização pautada nos preceitos de religiosidade e civilidade esperados naquela região e direcionados para um público feminino, identificado a uma posição social específica. Ao ofertarem o ensino secundário, as religiosas atenderam aos pedidos da comunidade e angariaram novas matrículas, mantendo, assim, a continuidade da referida obra educativa. Por meio desse ensino secundário, considera-se que a educação ofertada para as meninas e moças era uma aposta para futuros possíveis. Através da formação escolar recebida, as antigas alunas do São José aprenderam a exercer funções no âmbito privado, mas também foram impulsionadas a ocuparem lugares públicos no mundo do trabalho. Conclui-se que, pelo entrelaçamento das memórias analisadas e contribuindo para os campos da História da Educação e da História das Mulheres, o Colégio São José foi um importante espaço de escolarização para as mulheres da região, especialmente àquelas com condições econômicas favoráveis, possibilitando que as experiências educativas reverberassem nos percursos dessas mulheres.
id URGS_f7ed1e2675c01c283df691707e69b4b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216987
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Poletto, Julia TomediAlmeida, Dóris Bittencourt2020-12-31T04:12:32Z2020http://hdl.handle.net/10183/216987001120063A presente Tese tem como objetivo maior analisar o processo de escolarização feminina e os efeitos da formação que o Colégio São José, fundado pela Congregação das Irmãs de São José e localizado em Caxias do Sul/RS, produziu em antigas alunas, entre os anos de 1930 a 1966. O recorte temporal foi delimitado pelo período em que as narradoras da pesquisa frequentaram a instituição educativa, todavia, a pesquisa apresenta uma elasticidade de tempo, uma vez que discute o estabelecimento da Congregação das Irmãs de São José na Região Colonial Italiana e também explora aspectos posteriores à formação escolar recebida por essas mulheres. Inserida no campo temático de investigação da História da Educação, em interfaces com a História das Mulheres, seguindo postulados da História Cultural, a pesquisa buscou complexificar os modos de aprender na referida instituição, tendo como corpus empírico documentos orais, escritos e imagéticos. Dessa forma, através da metodologia da História Oral em diálogo com a análise documental histórica, investigou-se o processo de constituição da Congregação das Irmãs de São José no Rio Grande do Sul e, especificamente, a criação do Colégio São José em Caxias do Sul; analisaram-se as culturas instituída e instituinte do Colégio e problematizaram-se os efeitos que essa formação produziu nas antigas estudantes, narradoras da pesquisa. Acompanhando o desenvolvimento da cidade, o Colégio cresceu e tornou-se parte do tecido urbano e social de Caxias, sendo uma instituição centenária que funciona até os dias atuais. Para o desenvolvimento da Tese, arquitetura escolar, práticas, desmembradas em escritas e materialidades, civilidades e formação foram eixos temáticos que sustentaram esta pesquisa. Pelas análises produzidas, formulou-se a Tese de que o Colégio São José promoveu uma escolarização pautada nos preceitos de religiosidade e civilidade esperados naquela região e direcionados para um público feminino, identificado a uma posição social específica. Ao ofertarem o ensino secundário, as religiosas atenderam aos pedidos da comunidade e angariaram novas matrículas, mantendo, assim, a continuidade da referida obra educativa. Por meio desse ensino secundário, considera-se que a educação ofertada para as meninas e moças era uma aposta para futuros possíveis. Através da formação escolar recebida, as antigas alunas do São José aprenderam a exercer funções no âmbito privado, mas também foram impulsionadas a ocuparem lugares públicos no mundo do trabalho. Conclui-se que, pelo entrelaçamento das memórias analisadas e contribuindo para os campos da História da Educação e da História das Mulheres, o Colégio São José foi um importante espaço de escolarização para as mulheres da região, especialmente àquelas com condições econômicas favoráveis, possibilitando que as experiências educativas reverberassem nos percursos dessas mulheres.The present Thesis has as its main objective to analyze the female schooling process and the training effects that Colégio São José, founded by the Congregação das Irmãs de São José and located in Caxias do Sul / RS, produced in former students, from 1930 to 1966. Such time frame was set considering the period in which the narrators of the research attended the educational institution, however, the research presents an elasticity of time, since it discusses the establishment of the Congregação das Irmãs de São José in the Italian Colonial Region and also explores later aspects on the school education received by these women. Within the field of investigation of the History of Education, and bond with the History of Women, following postulates of Cultural History, the research sought to complexify the ways of learning in the referred institution, having as an empirical corpus oral, written and imagery records. Thus, through the Oral History methodology conversing with the historical documentary analysis, the process of constituting the Congregação das Irmãs de São José in Rio Grande do Sul was investigated and, specifically, the creation of Colégio São José in Caxias do Sul ; the instituted and instituting cultures of the College were analyzed and the effects that this training produced on the former students, narrators of the research, were questioned. Accompanying the development of the city, the College grew and became part of the urban and social part of Caxias, turning into a centenarian institution that works until the present day. For the development of the Thesis, school architecture, practices, broken down into writings and materiality, civilities and training were thematic axes that supported this research. Based on the analyzes produced, the thesis was formulated that Colégio São José promoted schooling based on the foundations of religiosity and civility expected in that region. When offering secondary education, the religious responded to the requests of the community and achieved new enrollments, thus maintaining the continuity of that educational work. Through this secondary education, it is considered that the education offered to girls and young ladies was a bet for prospective futures. Through the school training they received, the former students of São José learned to have positions in private practices, but they were also encouraged to take public places in the job market. It is concluded that, through the interweaving of the analyzed memories and contributing to the fields of History of Education and History of Women, Colégio São José was an important schooling space for women in the region, especially those with favorable economic background, enabling their educational experiences to have an impact on the paths of these women.application/pdfporCongregação religiosaHistóriaMulheresCultura escolarEscolarizaçãoCaxias do Sul (RS)History of womenSchool cultureFemale schooling“Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120063.pdf.txt001120063.pdf.txtExtracted Texttext/plain731367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216987/2/001120063.pdf.txt4d85e9071782aadaddda8d91001ac87dMD52ORIGINAL001120063.pdfTexto completoapplication/pdf8089150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216987/1/001120063.pdf8ca0fbb7f82e4658b1933db36ef49099MD5110183/2169872021-03-09 04:32:59.089685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
title “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
spellingShingle “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
Poletto, Julia Tomedi
Congregação religiosa
História
Mulheres
Cultura escolar
Escolarização
Caxias do Sul (RS)
History of women
School culture
Female schooling
title_short “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
title_full “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
title_fullStr “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
title_full_unstemmed “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
title_sort “Preparadas para a vida”: uma escola para mulheres, Colégio São José (Caxias do Sul/RS, 1930-1966)
author Poletto, Julia Tomedi
author_facet Poletto, Julia Tomedi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poletto, Julia Tomedi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Congregação religiosa
História
Mulheres
Cultura escolar
Escolarização
Caxias do Sul (RS)
topic Congregação religiosa
História
Mulheres
Cultura escolar
Escolarização
Caxias do Sul (RS)
History of women
School culture
Female schooling
dc.subject.eng.fl_str_mv History of women
School culture
Female schooling
description A presente Tese tem como objetivo maior analisar o processo de escolarização feminina e os efeitos da formação que o Colégio São José, fundado pela Congregação das Irmãs de São José e localizado em Caxias do Sul/RS, produziu em antigas alunas, entre os anos de 1930 a 1966. O recorte temporal foi delimitado pelo período em que as narradoras da pesquisa frequentaram a instituição educativa, todavia, a pesquisa apresenta uma elasticidade de tempo, uma vez que discute o estabelecimento da Congregação das Irmãs de São José na Região Colonial Italiana e também explora aspectos posteriores à formação escolar recebida por essas mulheres. Inserida no campo temático de investigação da História da Educação, em interfaces com a História das Mulheres, seguindo postulados da História Cultural, a pesquisa buscou complexificar os modos de aprender na referida instituição, tendo como corpus empírico documentos orais, escritos e imagéticos. Dessa forma, através da metodologia da História Oral em diálogo com a análise documental histórica, investigou-se o processo de constituição da Congregação das Irmãs de São José no Rio Grande do Sul e, especificamente, a criação do Colégio São José em Caxias do Sul; analisaram-se as culturas instituída e instituinte do Colégio e problematizaram-se os efeitos que essa formação produziu nas antigas estudantes, narradoras da pesquisa. Acompanhando o desenvolvimento da cidade, o Colégio cresceu e tornou-se parte do tecido urbano e social de Caxias, sendo uma instituição centenária que funciona até os dias atuais. Para o desenvolvimento da Tese, arquitetura escolar, práticas, desmembradas em escritas e materialidades, civilidades e formação foram eixos temáticos que sustentaram esta pesquisa. Pelas análises produzidas, formulou-se a Tese de que o Colégio São José promoveu uma escolarização pautada nos preceitos de religiosidade e civilidade esperados naquela região e direcionados para um público feminino, identificado a uma posição social específica. Ao ofertarem o ensino secundário, as religiosas atenderam aos pedidos da comunidade e angariaram novas matrículas, mantendo, assim, a continuidade da referida obra educativa. Por meio desse ensino secundário, considera-se que a educação ofertada para as meninas e moças era uma aposta para futuros possíveis. Através da formação escolar recebida, as antigas alunas do São José aprenderam a exercer funções no âmbito privado, mas também foram impulsionadas a ocuparem lugares públicos no mundo do trabalho. Conclui-se que, pelo entrelaçamento das memórias analisadas e contribuindo para os campos da História da Educação e da História das Mulheres, o Colégio São José foi um importante espaço de escolarização para as mulheres da região, especialmente àquelas com condições econômicas favoráveis, possibilitando que as experiências educativas reverberassem nos percursos dessas mulheres.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-31T04:12:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120063
url http://hdl.handle.net/10183/216987
identifier_str_mv 001120063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216987/2/001120063.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216987/1/001120063.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d85e9071782aadaddda8d91001ac87d
8ca0fbb7f82e4658b1933db36ef49099
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085541847236608