Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Maria Celina de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77238
Resumo: Minha reflexão se situa no campo das Licenciaturas, tendo por objetivo problematizar sua presença nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada a sua implantação, resultados e desafios. Para essa compreensão, realizei minha produção de dados através de uma abordagem metodológica que acredito ser interativa, autoformativa e integradora – as Rodas de Conversa, tendo como locus o campus Bento Gonçalves e o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para me ajudar nessa compreensão, contei com os escritos de Lucília Machado, no entendimento da formação de professores no âmbito da Educação Profissional, Cecília Warschauer, no entendimento das concepções acerca do que se constitui a Roda de Conversa, Maurice Tardif, com o conceito de interação humana no contexto da escola, e Michel Foucault, na compreensão da importância da interação para reflexão e reconstrução do conhecimento no processo ensino aprendizagem; o contexto histórico, bem como o conceito de territorialidade cuja compreensão me foi possível a partir da Lei 11.892/2008 e do documento Institutos Federal: Concepções e Diretrizes e a Carta de Natal em busca da identidade. Neste estudo, a finalidade de se compreender a implantação das Licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz uma reflexão de que, sobretudo, devemos repensar as Licenciaturas não só no contexto da Educação Profissional, mas também nas instituições que tradicionalmente fazem a construção desses saberes. Foi possível concluir que as políticas de formação de professores ainda necessitam de qualificada infraestrutura e que as relações com concepções de interação e interdisciplinares, a desfragmentação da organização curricular, ainda com o privilégio das disciplinas, compõem dificuldades na formação de professores.
id URGS_f858fd14a3d3636b2b050730b222943a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77238
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Assis, Maria Celina deSantos, Simone Valdete dos2013-08-22T01:45:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/77238000895297Minha reflexão se situa no campo das Licenciaturas, tendo por objetivo problematizar sua presença nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada a sua implantação, resultados e desafios. Para essa compreensão, realizei minha produção de dados através de uma abordagem metodológica que acredito ser interativa, autoformativa e integradora – as Rodas de Conversa, tendo como locus o campus Bento Gonçalves e o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para me ajudar nessa compreensão, contei com os escritos de Lucília Machado, no entendimento da formação de professores no âmbito da Educação Profissional, Cecília Warschauer, no entendimento das concepções acerca do que se constitui a Roda de Conversa, Maurice Tardif, com o conceito de interação humana no contexto da escola, e Michel Foucault, na compreensão da importância da interação para reflexão e reconstrução do conhecimento no processo ensino aprendizagem; o contexto histórico, bem como o conceito de territorialidade cuja compreensão me foi possível a partir da Lei 11.892/2008 e do documento Institutos Federal: Concepções e Diretrizes e a Carta de Natal em busca da identidade. Neste estudo, a finalidade de se compreender a implantação das Licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz uma reflexão de que, sobretudo, devemos repensar as Licenciaturas não só no contexto da Educação Profissional, mas também nas instituições que tradicionalmente fazem a construção desses saberes. Foi possível concluir que as políticas de formação de professores ainda necessitam de qualificada infraestrutura e que as relações com concepções de interação e interdisciplinares, a desfragmentação da organização curricular, ainda com o privilégio das disciplinas, compõem dificuldades na formação de professores.My reflection on this analysis lies in the field of Bachelor´s teaching degrees, aiming to discuss the BA´s in Federal Institutes of Education, Science and Technology with relation to their implementation, results and challenges. For a better understanding, two approaches for data collection were chosen: a methodological approach that I believe to be interactive, self-reflective, and integrating - the Circles of Conversation and interviews with school directors and pedagogical coordinators, in two different schools: Campus Bento Gonçalves and Campus Porto Alegre of the Federal Institute of Education Science and Technology of Rio Grande do Sul. In order to help me understand the context I have relied on the writings of Lucília Machado about teacher training within. Vocational Education, Cecilia Warschauer and her conceptions about the methodology of Conversation Circles, Maurice Tardif with the concept of human interaction within the school context and on the importance of interaction for the reflection and reconstruction of knowledge in the teaching learning process by Michel Foucault; the historical context as well as the concept of territoriality in the Law 11.892/2008 and in the document Federal Institutes: Concepts and Guidelines. In this study, the objective of understanding the implementation of Bachelor´s teaching degree programs in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education poses a reflection, especially that these programs should be revised not only in the context of professional education, but also in institutions that traditionally offer them. An important document should be mentioned here, the Letter of Natal, written during the National Forum on Bachelor´s teaching degree programs in Federal Institutes, which contains the recommendations of the participants with regard to management, infrastructure, teacher training and pedagogical issues required for offering such BA courses at the Federal Institutes, a still recurrent and guiding theme for the construction of the their identity.application/pdfporLicenciaturaEducação básicaTeaching degree programsBasic educationFederal institutesLicenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895297.pdf000895297.pdfTexto completoapplication/pdf1255801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77238/1/000895297.pdf5a362d6f304f4dedbb5d7b2e48f007baMD51TEXT000895297.pdf.txt000895297.pdf.txtExtracted Texttext/plain175867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77238/2/000895297.pdf.txt55e353e5b4127226455d06ea15471da4MD52THUMBNAIL000895297.pdf.jpg000895297.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77238/3/000895297.pdf.jpgc149b04b39df843070683f173749327cMD5310183/772382018-10-17 07:26:21.556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:26:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
title Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
spellingShingle Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
Assis, Maria Celina de
Licenciatura
Educação básica
Teaching degree programs
Basic education
Federal institutes
title_short Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
title_full Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
title_fullStr Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
title_full_unstemmed Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
title_sort Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
author Assis, Maria Celina de
author_facet Assis, Maria Celina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Maria Celina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Simone Valdete dos
contributor_str_mv Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Educação básica
topic Licenciatura
Educação básica
Teaching degree programs
Basic education
Federal institutes
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching degree programs
Basic education
Federal institutes
description Minha reflexão se situa no campo das Licenciaturas, tendo por objetivo problematizar sua presença nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada a sua implantação, resultados e desafios. Para essa compreensão, realizei minha produção de dados através de uma abordagem metodológica que acredito ser interativa, autoformativa e integradora – as Rodas de Conversa, tendo como locus o campus Bento Gonçalves e o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para me ajudar nessa compreensão, contei com os escritos de Lucília Machado, no entendimento da formação de professores no âmbito da Educação Profissional, Cecília Warschauer, no entendimento das concepções acerca do que se constitui a Roda de Conversa, Maurice Tardif, com o conceito de interação humana no contexto da escola, e Michel Foucault, na compreensão da importância da interação para reflexão e reconstrução do conhecimento no processo ensino aprendizagem; o contexto histórico, bem como o conceito de territorialidade cuja compreensão me foi possível a partir da Lei 11.892/2008 e do documento Institutos Federal: Concepções e Diretrizes e a Carta de Natal em busca da identidade. Neste estudo, a finalidade de se compreender a implantação das Licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz uma reflexão de que, sobretudo, devemos repensar as Licenciaturas não só no contexto da Educação Profissional, mas também nas instituições que tradicionalmente fazem a construção desses saberes. Foi possível concluir que as políticas de formação de professores ainda necessitam de qualificada infraestrutura e que as relações com concepções de interação e interdisciplinares, a desfragmentação da organização curricular, ainda com o privilégio das disciplinas, compõem dificuldades na formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77238
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895297
url http://hdl.handle.net/10183/77238
identifier_str_mv 000895297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77238/1/000895297.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77238/2/000895297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77238/3/000895297.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a362d6f304f4dedbb5d7b2e48f007ba
55e353e5b4127226455d06ea15471da4
c149b04b39df843070683f173749327c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085266722914304