O trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: processos de profissionalização e desprofissionalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30092020-182144/ |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo analisar a condição do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), na medida em que alguns docentes passaram a atuar, concomitantemente, em cursos da Educação Básica Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior. O Instituto Federal Baiano constituiu-se no referencial empírico da pesquisa. As análises, pautadas nas categorias profissionalização e desprofissionalização, envolveram, de um lado, a investigação dos antecedentes e do contexto que organizaram o trabalho docente nos IFs; e, de outro, a caracterização do trabalho docente estruturado na carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e no IF Baiano, buscando problematizar os sentidos que docentes deste Instituto atribuem à sua condição profissional. A tese principal pauta-se na afirmação de que a condição do trabalho docente nos Institutos Federais expressa uma combinação de movimentos, dialéticos e interdependentes, de profissionalização e desprofissionalização. A profissionalização é entendida como um processo que afirma a profissionalidade docente, e a desprofissionalização, a sua negação, ressignificando-a. Nesse sentido, afirma-se que a docência na carreira de Magistério do EBTT conjuga esses dois polos, aparentemente contraditórios: os docentes tiveram sua qualificação e desenvolvimento profissional elevados, mas seu trabalho foi intensificado; passaram a ter as mesmas condições de remuneração que os professores das Universidades Federais, mas tiveram suas referências identitárias profissionais desestabilizadas. Em decorrência desse processo, uma dinâmica de reprofissionalização tomou lugar e significou uma profissionalidade específica da carreira de Magistério do EBTT, expressa na organização da carreira, na vinculação da atividade aos princípios institucionais dos IFs e na atuação em cursos dos dois níveis de ensino. Metodologicamente, a pesquisa valeu-se, além de fontes bibliográficas, de dados documentais e levantamentos quantitativos, envolvendo entrevistas e questionários, como parte do trabalho de campo de natureza qualitativa. O referencial teórico baseou-se nas contribuições da Sociologia da Educação sobre as profissões e o trabalho docente. Justifica-se a pertinência do estudo por se compreender as dimensões do trabalho docente e da carreira de magistério do EBTT, um tema ainda não suficientemente abordado nos estudos contemporâneos em educação, bem como pela possibilidade de subsidiar decisões, ações individuais e coletivas e políticas vinculadas a esses docentes. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) Código de Financiamento 001. |
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O trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: processos de profissionalização e desprofissionalizaçãoTeaching work in Federal Institutes of Education, Science and Technology: professionalization and deprofessionalization processesBasic technical and technological educationEnsino básico técnico e tecnológicoInstituto Federal BaianoInstituto Federal BaianoProfessionalization and deprofessionalizationProfissionalidade docenteProfissionalização e desprofissionalizaçãoTeaching ProfessionTeaching workTrabalho docenteA pesquisa tem por objetivo analisar a condição do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), na medida em que alguns docentes passaram a atuar, concomitantemente, em cursos da Educação Básica Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior. O Instituto Federal Baiano constituiu-se no referencial empírico da pesquisa. As análises, pautadas nas categorias profissionalização e desprofissionalização, envolveram, de um lado, a investigação dos antecedentes e do contexto que organizaram o trabalho docente nos IFs; e, de outro, a caracterização do trabalho docente estruturado na carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e no IF Baiano, buscando problematizar os sentidos que docentes deste Instituto atribuem à sua condição profissional. A tese principal pauta-se na afirmação de que a condição do trabalho docente nos Institutos Federais expressa uma combinação de movimentos, dialéticos e interdependentes, de profissionalização e desprofissionalização. A profissionalização é entendida como um processo que afirma a profissionalidade docente, e a desprofissionalização, a sua negação, ressignificando-a. Nesse sentido, afirma-se que a docência na carreira de Magistério do EBTT conjuga esses dois polos, aparentemente contraditórios: os docentes tiveram sua qualificação e desenvolvimento profissional elevados, mas seu trabalho foi intensificado; passaram a ter as mesmas condições de remuneração que os professores das Universidades Federais, mas tiveram suas referências identitárias profissionais desestabilizadas. Em decorrência desse processo, uma dinâmica de reprofissionalização tomou lugar e significou uma profissionalidade específica da carreira de Magistério do EBTT, expressa na organização da carreira, na vinculação da atividade aos princípios institucionais dos IFs e na atuação em cursos dos dois níveis de ensino. Metodologicamente, a pesquisa valeu-se, além de fontes bibliográficas, de dados documentais e levantamentos quantitativos, envolvendo entrevistas e questionários, como parte do trabalho de campo de natureza qualitativa. O referencial teórico baseou-se nas contribuições da Sociologia da Educação sobre as profissões e o trabalho docente. Justifica-se a pertinência do estudo por se compreender as dimensões do trabalho docente e da carreira de magistério do EBTT, um tema ainda não suficientemente abordado nos estudos contemporâneos em educação, bem como pela possibilidade de subsidiar decisões, ações individuais e coletivas e políticas vinculadas a esses docentes. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) Código de Financiamento 001.The purpose of this research is to analyze the working conditions of the teachers in the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), as some teachers work concurrently in Highschool and college level courses. The Instituto Federal Baiano was used as empirical reference for this research. The analyzes, based on the professionalization and deprofessionalization categories, involved, on the one hand, the investigation of the background and context of the teaching work at the Institutes (IFs); and on the other hand the characterization of the teaching work structured in the career of the EBTT Magisterium (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) and at the IF Baiano, seeking to problematize the meanings that teachers of this institute attribute to their professional condition. The main thesis is based on the statement that the condition of teaching work in the Federal Institutes expresses a combination of movements, dialectic and interdependent, of professionalization and deprofessionalization. Professionalization is understood as a process that affirms the teaching professionalism, and the deprofessionalization, is a denial or contradiction, which provides a new meaning to the professionalism. In this sense, it could be stated that the teachers work in the EBTT Magisterium career combines these two apparently contradictory poles: the teachers had their qualifications and professional development elevated, but their work was intensified; the teachers had their wages raised to the same level as Federal Universities but had their professional identity references destabilized. As a result of this process, a dynamic of reprofessionalization took place, which meant a specific professionality of the EBTT Magisterium career, expressed in the organization of the career, a link of the activity to the institutional principles of the Federal Institutes (IFs) and the schooling of courses at both levels of education. Methodologically, the research used, in addition to bibliographic sources, documentary data and quantitative surveys, involving questionnaires, and interviews as part of qualitative fieldwork. The theoretical framework was based on the contributions of the Sociology of Education on the professions and teaching work. The relevance of the study is justified by understanding the dimensions of EBTT Magisteriums and teaching career, a topic not yet sufficiently addressed in contemporary studies of education, as well as the possibility to substantiate decisions, actions individual and collective and policies linked to these teachers. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) Finance Code 001.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Belmira Amelia de Barros OliveiraSilva, Mirna Ribeiro Lima da2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30092020-182144/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-15T06:08:56Zoai:teses.usp.br:tde-30092020-182144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-15T06:08:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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