Análise das exportações de vinhos brasileiros pós-Plano Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Haidi Andiara
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132983
Resumo: As rápidas e abrangentes mudanças nos mercados mundiais e regionais de vinhos, com significativos impactos sobre algumas vinícolas, estimularam a realização deste estudo. O objetivo central é analisar as exportações de vinhos brasileiros pós-plano real, a atuação das empresas vinícolas no mercado internacional de vinhos bem como as estratégias e perspectivas do setor. A globalização e a formação de novos mercados como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), União Européia e ALCA, afetaram, de forma direta ou indireta, as estratégias do setor. As ações estratégicas também foram moldadas e seus retornos influenciados pelo ambiente e cultura do país. Com relação ao conteúdo das estratégias, cabe ressaltar que as estratégias de produtos e produção tiveram comportamento semelhante em todas as vinícolas participantes da pesquisa; quanto às alianças estratégicas, constata-se que oito delas realizaram algum tipo de aliança. Também foi possível detectar que todas as estratégias estão inter-relacionadas, tendo em vista os objetivos do setor de vinhos. Pôde-se concluir que, o setor está em processo de implementação do Plano de Desenvolvimento Estratégico “Visão 2025”.
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