Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial :
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128906 |
Resumo: | Esta tese investiga o modo como os discursos da legislação e da estatística, produzem efeitos na formação de professores – estabelecendo um modo de tratar a temática étnico-racial na escola. Optou-se pela pesquisa com análise documental das leis, programas, projetos, diretrizes e demais documentos orientadores do Ministério da Educação via Secretaria da Diversidade e Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial, bem como o exame da proposta de formação de professores elaborada pelas secretarias municipais de educação de Novo Hamburgo e São Leopoldo, voltadas à implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inserção da temática étnico-racial no currículo escolar. Na primeira parte, apresentam-se o aporte teórico das concepções sobre raças nos campos da Genética, da Antropologia, e da Sociologia, visualizando-as como dispositivos que produzem verdades sobre raças, racismos e diferenças raciais. A seguir, apresentam-se as estatísticas, como a “ciência de Estado”, prática de intervenção e de governo da vida. Desse modo, analisa-se como esta passou a ser um discurso de governo, e a importância de conhecer minunciosamente a população para melhor governá-la; após, mostra-se como a população brasileira foi produzida por raça e cor, a partir dos critérios estabelecidos pelos órgãos estatísticos. Por fim, aborda-se a legislação como uma prática que legitima as ações do governo, a consolidação de políticas de ações afirmativas para educação, e a formação de professores como uma prática conformada pelos discursos governamentais. |
id |
URGS_fa0719a94286f62043b95cc747ce37e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128906 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Anselmo, Eliane Regina MartinsMarzola, Norma Regina2015-11-05T02:37:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/128906000975687Esta tese investiga o modo como os discursos da legislação e da estatística, produzem efeitos na formação de professores – estabelecendo um modo de tratar a temática étnico-racial na escola. Optou-se pela pesquisa com análise documental das leis, programas, projetos, diretrizes e demais documentos orientadores do Ministério da Educação via Secretaria da Diversidade e Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial, bem como o exame da proposta de formação de professores elaborada pelas secretarias municipais de educação de Novo Hamburgo e São Leopoldo, voltadas à implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inserção da temática étnico-racial no currículo escolar. Na primeira parte, apresentam-se o aporte teórico das concepções sobre raças nos campos da Genética, da Antropologia, e da Sociologia, visualizando-as como dispositivos que produzem verdades sobre raças, racismos e diferenças raciais. A seguir, apresentam-se as estatísticas, como a “ciência de Estado”, prática de intervenção e de governo da vida. Desse modo, analisa-se como esta passou a ser um discurso de governo, e a importância de conhecer minunciosamente a população para melhor governá-la; após, mostra-se como a população brasileira foi produzida por raça e cor, a partir dos critérios estabelecidos pelos órgãos estatísticos. Por fim, aborda-se a legislação como uma prática que legitima as ações do governo, a consolidação de políticas de ações afirmativas para educação, e a formação de professores como uma prática conformada pelos discursos governamentais.This Dissertation investigates the way in which the discourses of legislation and statistics produce effects in teacher training by establishing a way to address ethnic-racial issues at school. The type of research chosen was documentary analysis of laws, programs, projects, guidelines and other guiding documents by the Ministry of Education through the Secretariat of Diversity and the Secretariat of Policies for the Promotion of Racial Equality, as well as the examination of the proposal for teacher training elaborated by the Municipal Secretariat of Education of the cities of Novo Hamburgo and São Leopoldo, related to the implementation of the law n.o 10.639/2003, which determines the introduction of ethnic-racial subjects in the school curriculum. In the first part, the Dissertation presents the theoretical basis of the conceptions regarding races in the fields of Genetics, Anthropology and Sociology, seeing them as devices that produce truths about race, racisms and racial differences. After that, the Dissertation presents statistics such as “State science”, the practice of intervention and guardianship of life. Thus, the research analyses the way statistics became a government discourse and the importance of knowing thoroughly the population in order to govern it better. Following that, this study shows how Brazilian population was produced on the basis of race and color from criteria established by statistic agencies. Finally, the research addresses legislation as a practice that legitimates government actions, consolidation of affirmative action policies for education and teacher training as a practice shaped by government discourses.application/pdfporAções afirmativasEstatísticaFormação de professoresStatisticsDiscoursesTeacher trainingAffirmative actionsDas práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial :info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975687.pdf000975687.pdfTexto completoapplication/pdf1744320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128906/1/000975687.pdf15dc8e68920d4da4cd58a846fe7d5fadMD51TEXT000975687.pdf.txt000975687.pdf.txtExtracted Texttext/plain334158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128906/2/000975687.pdf.txt63954830ce3f72c93341acc54e6a90d5MD52THUMBNAIL000975687.pdf.jpg000975687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128906/3/000975687.pdf.jpg4e0a73af7da4a9b0e1ce720d473c3b49MD5310183/1289062018-10-24 09:06:44.943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T12:06:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
title |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
spellingShingle |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : Anselmo, Eliane Regina Martins Ações afirmativas Estatística Formação de professores Statistics Discourses Teacher training Affirmative actions |
title_short |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
title_full |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
title_fullStr |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
title_full_unstemmed |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
title_sort |
Das práticas políticas e jurídicas na formação de professores para educação étnico-racial : |
author |
Anselmo, Eliane Regina Martins |
author_facet |
Anselmo, Eliane Regina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anselmo, Eliane Regina Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marzola, Norma Regina |
contributor_str_mv |
Marzola, Norma Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas Estatística Formação de professores |
topic |
Ações afirmativas Estatística Formação de professores Statistics Discourses Teacher training Affirmative actions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistics Discourses Teacher training Affirmative actions |
description |
Esta tese investiga o modo como os discursos da legislação e da estatística, produzem efeitos na formação de professores – estabelecendo um modo de tratar a temática étnico-racial na escola. Optou-se pela pesquisa com análise documental das leis, programas, projetos, diretrizes e demais documentos orientadores do Ministério da Educação via Secretaria da Diversidade e Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial, bem como o exame da proposta de formação de professores elaborada pelas secretarias municipais de educação de Novo Hamburgo e São Leopoldo, voltadas à implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inserção da temática étnico-racial no currículo escolar. Na primeira parte, apresentam-se o aporte teórico das concepções sobre raças nos campos da Genética, da Antropologia, e da Sociologia, visualizando-as como dispositivos que produzem verdades sobre raças, racismos e diferenças raciais. A seguir, apresentam-se as estatísticas, como a “ciência de Estado”, prática de intervenção e de governo da vida. Desse modo, analisa-se como esta passou a ser um discurso de governo, e a importância de conhecer minunciosamente a população para melhor governá-la; após, mostra-se como a população brasileira foi produzida por raça e cor, a partir dos critérios estabelecidos pelos órgãos estatísticos. Por fim, aborda-se a legislação como uma prática que legitima as ações do governo, a consolidação de políticas de ações afirmativas para educação, e a formação de professores como uma prática conformada pelos discursos governamentais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-05T02:37:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975687 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128906 |
identifier_str_mv |
000975687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128906/1/000975687.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128906/2/000975687.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128906/3/000975687.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15dc8e68920d4da4cd58a846fe7d5fad 63954830ce3f72c93341acc54e6a90d5 4e0a73af7da4a9b0e1ce720d473c3b49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085337231261696 |