Queer me : atuação e remontagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Diego Luiz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197225
Resumo: O trabalho reflete sobre o processo criativo da atuação em uma perspectiva queer, através da experiência de criação do espetáculo Remontagem, o nosso amor a gente inventa, construído em colaboração a partir das biografias dos atores e de personalidades da comunidade LGBTQ. O espetáculo propõe uma celebração da diversidade e possibilidades de identificações fora dos parâmetros heteronormativos, tecendo memórias e imaginação, em trânsitos entre realidade e ficção, público e íntimo, show e familiar. Como a criação cênica pode promover identidade que fogem a lógica da heteronormatividade e assim articular uma atuação queer. A pesquisa, sob a forma de memorial crítico reflexivo, reflete sobre experiência criativa de Remontagem entre os anos de 2017 e 2018, identificando questões e práticas que percorrem o âmbito de uma atuação queer. A noção de queer é definida a partir de estudos queer de Paul B. Preciado, dentro da perspectiva de uma investigação artística guiada pela prática e definida pelas dinâmicas do fazer cênico.
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spelling Nardi, Diego LuizFagundes, Silvia Patricia2019-07-20T02:34:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/197225001097615O trabalho reflete sobre o processo criativo da atuação em uma perspectiva queer, através da experiência de criação do espetáculo Remontagem, o nosso amor a gente inventa, construído em colaboração a partir das biografias dos atores e de personalidades da comunidade LGBTQ. O espetáculo propõe uma celebração da diversidade e possibilidades de identificações fora dos parâmetros heteronormativos, tecendo memórias e imaginação, em trânsitos entre realidade e ficção, público e íntimo, show e familiar. Como a criação cênica pode promover identidade que fogem a lógica da heteronormatividade e assim articular uma atuação queer. A pesquisa, sob a forma de memorial crítico reflexivo, reflete sobre experiência criativa de Remontagem entre os anos de 2017 e 2018, identificando questões e práticas que percorrem o âmbito de uma atuação queer. A noção de queer é definida a partir de estudos queer de Paul B. Preciado, dentro da perspectiva de uma investigação artística guiada pela prática e definida pelas dinâmicas do fazer cênico.This work reflects the creative process of acting in a queer perspective, through the experience of creation Remontagem, o nosso amor a gente inventa, made in collaboration with the actors biographies and celebrities from the LGBTQ community. The spectacle proposes a celebration of the diversity and possibilities of identifications outside the heteronormativity patterns, creating memories and imagination, transiting between reality and fiction, public and intimate, show and familiar. How the scenic creation can promote identity that escape from the heteronormativity logical and thus articulating a queer performance. The research, have form of a critical reflective memorial, reflects experience of creating Remontagem between the years 2017 and 2018, finding questions and practices about the scope of queer performances. The notion of queer is defined by Paul B. Preciado in the queer studies, in an artistic perspective of research guided by practice and defined by the dynamics of staging area.application/pdfporTeatroAtuação teatralProcesso criativoDiversidadeQueerTheaterActingCreative processBiographicalQueer me : atuação e remontageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097615.pdf.txt001097615.pdf.txtExtracted Texttext/plain227552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197225/2/001097615.pdf.txtda92b6db97111736bfbf64fec63991e2MD52ORIGINAL001097615.pdfTexto completoapplication/pdf92873066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197225/1/001097615.pdf5067074b8bbc3532b645181864ad8cccMD5110183/1972252021-05-07 04:58:41.735314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:58:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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