Cursos de especialização à distância (no campo da educação) pela internet : caminhos trilhados por universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Reissoli Venâncio da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17447
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os cursos de Especialização a Distância ofertados pela Coordenadoria de Educação a Distância (CED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).Como se apresentam os cursos de especialização EAD/UFMS de Orientação Pedagógica em Educação a Distância e Educação e Arte e as Novas Tecnologias, em relação à intenção manifestada pelos alunos e em relação à orientação das ementas programáticas dos cursos, tendo presente o processo informacional na sociedade. Quais os interesses declarados pelos alunos que ingressaram em cada uma das edições dos cursos de "Orientadores Pedagógicos em Educação a Distância" e de "Educação em Artes e as Novas Tecnologias", nas suas cartas de intenções apresentadas no processo seletivo. Existem interesses em comum declarados pelos alunos que ingressaram em cada uma das edições dos cursos. Qual (quais) a(s) orientação (ões) dos cursos de especialização a distância voltados para as tecnologias, a partir das ementas programáticas oferecidas em duas edições, através do CED/UFMS, em termos de mercado no mundo informacional globalizado e /ou social. Estudou-se o oferecimento da modalidade a distância em cursos de especialização em universidades brasileiras, através de estudos de dados estatísticos do Ministério de Educação Cultura (MEC) e do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD). As análises foram inseridas no contexto dos documentos, planos e pareceres de aprovação dos cursos, bem como do mundo informacional digital. Consideraram-se, como aportes teóricos, autores como Castells, Vianney, Medeiros e Faria, Pretti, Niskier e Franco e Sacristán. Os resultados do estudo permitem-nos afirmar que: (a) o mundo tem experimentado, a partir dos anos 1990, uma mudança significativa na forma de relacionamento político, social, econômico e cultural; (b) a informatização da sociedade, os ambientes virtuais e as redes de informações têm proporcionado mudanças de hábitos no cotidiano do ser humano; (c) a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDBN), aprovada em 1996, concedeu abertura ao oferecimento de cursos de especialização na modalidade a distância; e (d) o aumento dos cursos de especialização a distância alcançou aceitação pelos alunos através do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, facilitando seu acesso aos cursos. Os interesses dos alunos dirigem-se para o conhecimento (Conhecimento do ambiente informatizado, conhecimento para atualização e conhecimento para melhor ministrar aula); capacitação profissional (Exigência do mercado, melhoria do desempenho e qualificação profissional); ascensão profissional (aumento dos rendimentos, busca de novos empregos e melhoria de currículo). As ementas convergem tanto para o conhecimento orientado para o mercado quanto para o conhecimento orientado para o social. Também é possível inferir que a sociedade informatizada e conectada em redes tem efeitos sobre a dinamização de várias de suas atividades, e uma delas é a educação.
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Qual (quais) a(s) orientação (ões) dos cursos de especialização a distância voltados para as tecnologias, a partir das ementas programáticas oferecidas em duas edições, através do CED/UFMS, em termos de mercado no mundo informacional globalizado e /ou social. Estudou-se o oferecimento da modalidade a distância em cursos de especialização em universidades brasileiras, através de estudos de dados estatísticos do Ministério de Educação Cultura (MEC) e do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD). As análises foram inseridas no contexto dos documentos, planos e pareceres de aprovação dos cursos, bem como do mundo informacional digital. Consideraram-se, como aportes teóricos, autores como Castells, Vianney, Medeiros e Faria, Pretti, Niskier e Franco e Sacristán. Os resultados do estudo permitem-nos afirmar que: (a) o mundo tem experimentado, a partir dos anos 1990, uma mudança significativa na forma de relacionamento político, social, econômico e cultural; (b) a informatização da sociedade, os ambientes virtuais e as redes de informações têm proporcionado mudanças de hábitos no cotidiano do ser humano; (c) a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDBN), aprovada em 1996, concedeu abertura ao oferecimento de cursos de especialização na modalidade a distância; e (d) o aumento dos cursos de especialização a distância alcançou aceitação pelos alunos através do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, facilitando seu acesso aos cursos. Os interesses dos alunos dirigem-se para o conhecimento (Conhecimento do ambiente informatizado, conhecimento para atualização e conhecimento para melhor ministrar aula); capacitação profissional (Exigência do mercado, melhoria do desempenho e qualificação profissional); ascensão profissional (aumento dos rendimentos, busca de novos empregos e melhoria de currículo). As ementas convergem tanto para o conhecimento orientado para o mercado quanto para o conhecimento orientado para o social. Também é possível inferir que a sociedade informatizada e conectada em redes tem efeitos sobre a dinamização de várias de suas atividades, e uma delas é a educação.This work has for objective to analyze the courses of Specialization in the distance in the distance offered by the Coordenadoria de Educação (CED) of the Federal University of Mato Grosso of Sul (UFMS). As the courses of specialization EAD/UFMS of Pedagogical Orientation in Education and Education and Art and the New Technologies are presented in the distance, in relation to the intention revealed for the pupils and in relation to the orientation of the programmatical summaries of the courses, having present the informacional process in the society. Which the interests declared for the pupils who had in the distance entered each one of editions of the courses of "Pedagogical People who orientates in Education" and of "Education in Arts and the New Technologies", in its letters of intentions presented in the selective process. Declared interests for the pupils exist in common who had entered each one of editions of the courses. Which (which) (s) the orientation (ões) of the courses of specialization in the distance directed toward the technologies, from the offered programmatical summaries in two editions, through the CED/UFMS, in terms of market in the globalizado and/or social informacional world. The oferecimento of the modality in courses of specialization in Brazilian universities was studied in the distance, through studies of statistical data of the Ministry of Educação Cultura (MEC) and of the Statistical Brazilian Yearbook of Open Education and in the distance (ABRAEAD). The analyses had been inserted in the context of documents, plans and to seem of approval of the courses, as well as of the digital informacional world. They had been considered, as you arrive in port theoretical, authors as Castells, Vianney, Medeiros and Faria, Pretti, Niskier and Franco and Sacristán. The results of the study allow-in affirming them that: (a) the world has tried, from years 1990, a significant change in the relationship form politician, social, economic and cultural; (b) the virtual computerization of the society, environments and the nets of information have proportionate changes of habits in the daily one of the human being; (c) the Law of Lines of direction and Bases Nacionais (LDBN), approved in 1996, in the distance granted opening to the oferecimento of courses of specialization in the modality; e (d) the increase of the specialization courses in the distance reached acceptance for the pupils through the Virtual Environment use of Learning, facilitating its access to the courses. The interests of the pupils are dirigem for the knowledge (Knowledge of the informatizado environment, knowledge for update and knowledge better to give lesson); professional qualification (Requirement of the market, improvement of the performance and professional qualification); professional ascension (increase of the incomes, searchs of new jobs and improvement of resume). The summaries converge in such a way to the knowledge guided for the market how much for the knowledge guided for the social one. Also it is possible to infer that the informatizada and hardwired society in nets has effect on the dinamização of several of its activities, and one of them is the education.application/pdfporEnsino superiorEspecializaçãoEnsino a distânciaPolíticas públicasDistance educationSpecializationInformatizationSocietyCursos de especialização à distância (no campo da educação) pela internet : caminhos trilhados por universidades brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000717689.pdf.txt000717689.pdf.txtExtracted Texttext/plain403694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17447/2/000717689.pdf.txt510926a781ab3fdcc1878a59b88ee800MD52ORIGINAL000717689.pdf000717689.pdfTexto completoapplication/pdf871528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17447/1/000717689.pdfe8a3a25b1e8bcad1734085e8796837d5MD51THUMBNAIL000717689.pdf.jpg000717689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17447/3/000717689.pdf.jpg60792c9e7ce9b2aaee8ed3d8e05e76fdMD5310183/174472021-12-06 05:41:06.740549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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