O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosangela Vieira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192973
Resumo: O Pibid tem se constituído um espaço importante, tanto para a formação inicial dos estudantes de licenciatura quanto para a reflexão sobre a práxis docente. Mediante experiência de atuação no Pibid, partimos do pressuposto de que todos os sujeitos envolvidos nesse processo reflexivo mobilizam saberes importantes para o desempenho da docência e que é crucial compreender como esta articulação entre professores experientes e estudantes de licenciatura pode resultar em conhecimento de base para o exercício profissional docente. Por meio desta pesquisa, nos propusemos investigar a contribuição do Pibid de Ciências da Natureza da Univasf campus Senhor do Bonfim – Bahia na mobilização de saberes necessários à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto facilitadoras do ensino de Ciências. A compreensão de que as TIC podem ser utilizadas como ferramentas cognitivas, numa abordagem construtivista capaz de fortalecer o ensino de Ciências, constitui-se tese elementar a partir da qual discutimos a importância do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo como referencial de saber indispensável para a utilização dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, considerando a característica desta pesquisa em focar o olhar nos processos de inter-relação entre professores e licenciandos, objetivando construir uma visão analítica de natureza eminentemente qualitativa, o processo de pesquisa-ação tornou-se a opção metodológica adotada, dado o caráter de articulação entre o conhecer e o agir conforme define Michel Thiollent. A realização de entrevistas semiestruturadas possibilitou a construção de um corpus textual analisado a partir das lentes da Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Os resultados indicam que a inter-relação entre os participantes do Pibid favorece o uso das TIC nas atividades de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento e a construção do conhecimento tecnológico pelos professores experientes. Os resultados salientam a coexistência de diferentes concepções relativas às TIC e seu papel no processo de ensino, o que torna a construção do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo um processo complexo que envolve o domínio de conhecimentos ainda em construção. Fundamentalmente, indicam a relevância da reflexão na e sobre a ação, realizada de modo estruturado na condução das atividades do Pibid para que o TPACK seja efetivamente construído.
id URGS_fa45b39edc8ecc37e5302a62d221cc3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192973
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Rosangela Vieira deTolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de2019-04-16T02:34:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/192973001091009O Pibid tem se constituído um espaço importante, tanto para a formação inicial dos estudantes de licenciatura quanto para a reflexão sobre a práxis docente. Mediante experiência de atuação no Pibid, partimos do pressuposto de que todos os sujeitos envolvidos nesse processo reflexivo mobilizam saberes importantes para o desempenho da docência e que é crucial compreender como esta articulação entre professores experientes e estudantes de licenciatura pode resultar em conhecimento de base para o exercício profissional docente. Por meio desta pesquisa, nos propusemos investigar a contribuição do Pibid de Ciências da Natureza da Univasf campus Senhor do Bonfim – Bahia na mobilização de saberes necessários à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto facilitadoras do ensino de Ciências. A compreensão de que as TIC podem ser utilizadas como ferramentas cognitivas, numa abordagem construtivista capaz de fortalecer o ensino de Ciências, constitui-se tese elementar a partir da qual discutimos a importância do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo como referencial de saber indispensável para a utilização dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, considerando a característica desta pesquisa em focar o olhar nos processos de inter-relação entre professores e licenciandos, objetivando construir uma visão analítica de natureza eminentemente qualitativa, o processo de pesquisa-ação tornou-se a opção metodológica adotada, dado o caráter de articulação entre o conhecer e o agir conforme define Michel Thiollent. A realização de entrevistas semiestruturadas possibilitou a construção de um corpus textual analisado a partir das lentes da Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Os resultados indicam que a inter-relação entre os participantes do Pibid favorece o uso das TIC nas atividades de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento e a construção do conhecimento tecnológico pelos professores experientes. Os resultados salientam a coexistência de diferentes concepções relativas às TIC e seu papel no processo de ensino, o que torna a construção do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo um processo complexo que envolve o domínio de conhecimentos ainda em construção. Fundamentalmente, indicam a relevância da reflexão na e sobre a ação, realizada de modo estruturado na condução das atividades do Pibid para que o TPACK seja efetivamente construído.The PIBID has become an important space both for the initial training of undergraduate students and for the reflection on teacher praxis. Based on experience in PIBID, we assume that all subjects involved in this reflexive process mobilize important knowledge for teaching performance and that it is crucial to understand how this articulation between experienced teachers and undergraduate students can result in basic knowledge for professional teaching. Through this research, we propose to investigate the contribution from PIBID of Natural Sciences at the Univasf campus in Senhor do Bonfim - Bahia, in mobilizing the necessary knowledge to use Information and Communication Technologies (ICT) as facilitators of science education. The understanding that ICT can be used as cognitive tools, in a constructivist approach capable of strengthening the teaching of sciences constitutes an elementary thesis, from which we discuss the importance of pedagogical and technological knowledge of content, as a reference of knowledge indispensable for the use of these tools in the teaching-learning process. Therefore, considering the characteristic of this research in focusing on the processes of interrelation between teachers and undergraduates, aiming to construct an analytical vision of qualitative nature, the action-research process became the methodological option adopted, given the character of articulation between knowing and acting as defined by Michel Thiollent. The realization of semi-structured interviews allowed the construction of a textual corpus analyzed from the lenses of Discursive Textual Analysis proposed by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. The results indicate that the interrelation between Pibid participants favors the use of ICT in teaching activities, contributing to the improvement and construction of technological knowledge by experienced teachers. The results highlight the coexistence of different conceptions regarding ICT and their role in the teaching process, which makes the construction of pedagogical and technological knowledge of content a complex process that involves the domain of knowledge still under construction. Fundamentally, they indicate the relevance of the reflection in and on the action, carried out in a structured way in the conduction of the activities of Pibid for the TPACK to be effectively constructed.application/pdfporPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Ensino de ciênciasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de professoresScience teachingICTTeacher knowledgePIBIDO programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091009.pdf.txt001091009.pdf.txtExtracted Texttext/plain448968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192973/2/001091009.pdf.txt7e3efabb192af3f7abaf721875c187c4MD52ORIGINAL001091009.pdfTexto completoapplication/pdf6008344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192973/1/001091009.pdf4d825948c12ca23fc29d2d365aa95d39MD5110183/1929732019-04-17 02:36:44.92496oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-17T05:36:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
title O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
spellingShingle O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
Souza, Rosangela Vieira de
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino de ciências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professores
Science teaching
ICT
Teacher knowledge
PIBID
title_short O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
title_full O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
title_fullStr O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
title_full_unstemmed O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
title_sort O programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?
author Souza, Rosangela Vieira de
author_facet Souza, Rosangela Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosangela Vieira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
contributor_str_mv Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino de ciências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professores
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino de ciências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professores
Science teaching
ICT
Teacher knowledge
PIBID
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
ICT
Teacher knowledge
PIBID
description O Pibid tem se constituído um espaço importante, tanto para a formação inicial dos estudantes de licenciatura quanto para a reflexão sobre a práxis docente. Mediante experiência de atuação no Pibid, partimos do pressuposto de que todos os sujeitos envolvidos nesse processo reflexivo mobilizam saberes importantes para o desempenho da docência e que é crucial compreender como esta articulação entre professores experientes e estudantes de licenciatura pode resultar em conhecimento de base para o exercício profissional docente. Por meio desta pesquisa, nos propusemos investigar a contribuição do Pibid de Ciências da Natureza da Univasf campus Senhor do Bonfim – Bahia na mobilização de saberes necessários à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto facilitadoras do ensino de Ciências. A compreensão de que as TIC podem ser utilizadas como ferramentas cognitivas, numa abordagem construtivista capaz de fortalecer o ensino de Ciências, constitui-se tese elementar a partir da qual discutimos a importância do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo como referencial de saber indispensável para a utilização dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, considerando a característica desta pesquisa em focar o olhar nos processos de inter-relação entre professores e licenciandos, objetivando construir uma visão analítica de natureza eminentemente qualitativa, o processo de pesquisa-ação tornou-se a opção metodológica adotada, dado o caráter de articulação entre o conhecer e o agir conforme define Michel Thiollent. A realização de entrevistas semiestruturadas possibilitou a construção de um corpus textual analisado a partir das lentes da Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Os resultados indicam que a inter-relação entre os participantes do Pibid favorece o uso das TIC nas atividades de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento e a construção do conhecimento tecnológico pelos professores experientes. Os resultados salientam a coexistência de diferentes concepções relativas às TIC e seu papel no processo de ensino, o que torna a construção do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo um processo complexo que envolve o domínio de conhecimentos ainda em construção. Fundamentalmente, indicam a relevância da reflexão na e sobre a ação, realizada de modo estruturado na condução das atividades do Pibid para que o TPACK seja efetivamente construído.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T02:34:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/192973
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091009
url http://hdl.handle.net/10183/192973
identifier_str_mv 001091009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192973/2/001091009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192973/1/001091009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e3efabb192af3f7abaf721875c187c4
4d825948c12ca23fc29d2d365aa95d39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085473899511808