Competências infocomunicacionais: ações em bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul para combater a desinformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heller, Bruna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231622
Resumo: Neste trabalho, aponta-se as competências infocomunicacionais como possibilidade de educar para a informação em bibliotecas universitárias, a partir de ações desenvolvidas por bibliotecários. As bibliotecas universitárias são propulsoras para promover as competências infocomunicacionais, possuindo um papel imprescindível na formação da comunidade acadêmica, assim como servindo de suporte para informação, além de amparar os quatro pilares da universidade: ensino, pesquisa, extensão e inovação. Sob a problemática de investigar se os bibliotecários universitários entendem como seu o problema da desinformação e como as competências infocomunicacionais podem auxiliar no combate à desinformação, o objetivo dessa pesquisa é analisar as implicações das competências infocomunicacionais no combate à desinformação no âmbito de ação dos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias. Amparada em referencial teórico, a dissertação discute sobre o fenômeno da desinformação, o papel das bibliotecas universitárias na sociedade, a atribuição aos bibliotecários do combate à desinformação, os impactos da desinformação na democracia em um cenário de pós-verdade e a importância da educação para a informação por meio da promoção de competências infocomunicacionais. Em uma coleta empírica, a partir de entrevistas com bibliotecários universitários sul-rio-grandenses, descobriu-se como e se os profissionais estão atuando no combate à desinformação, e como e se entendem como sua responsabilidade o combate à desinformação. A pesquisa utiliza métodos qualitativos, descritivos e exploratórios, utilizando para análise dos dados a análise do discurso de linha francesa e elementos de competências infocomunicacionais, de Borges (2018, apêndice), para relacionar as ações descritas pelos entrevistados com cada competência em informação e em comunicação. Ainda, são considerados os níveis de alfabetização informacional em bibliotecas universitárias de Uribe-Tirado e Pinto (2014), de modo a evidenciar se as ações promovidas possuem um enfoque mais condizente a treinamentos ou a alfabetização/promoção de competências infocomunicacionais. A partir da pesquisa empírica, listou-se as ações que são promovidas pelos bibliotecários entrevistados, relacionando com as competências infocomunicacionais, no qual se pôde perceber que são habitualmente mais promovidas competências em informação do que em comunicação. Observou-se também que os entrevistados preocupam-se com o fenômeno da desinformação e consideram como um ponto forte para a sua atuação profissional, mas ainda não desenvolvem ações que eduquem para a informação, com viés autônomo ou político, e pouco promovem as competências infocomunicacionais nos seus fazeres cotidianos, tratando-se de iniciativas de nível com maior enfoque instrumental, que seriam o nível 1 de formação de usuários de Uribe-Tirado e Pinto.
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spelling Heller, BrunaBorges, Jussara2021-11-10T04:37:30Z2021http://hdl.handle.net/10183/231622001133291Neste trabalho, aponta-se as competências infocomunicacionais como possibilidade de educar para a informação em bibliotecas universitárias, a partir de ações desenvolvidas por bibliotecários. As bibliotecas universitárias são propulsoras para promover as competências infocomunicacionais, possuindo um papel imprescindível na formação da comunidade acadêmica, assim como servindo de suporte para informação, além de amparar os quatro pilares da universidade: ensino, pesquisa, extensão e inovação. Sob a problemática de investigar se os bibliotecários universitários entendem como seu o problema da desinformação e como as competências infocomunicacionais podem auxiliar no combate à desinformação, o objetivo dessa pesquisa é analisar as implicações das competências infocomunicacionais no combate à desinformação no âmbito de ação dos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias. Amparada em referencial teórico, a dissertação discute sobre o fenômeno da desinformação, o papel das bibliotecas universitárias na sociedade, a atribuição aos bibliotecários do combate à desinformação, os impactos da desinformação na democracia em um cenário de pós-verdade e a importância da educação para a informação por meio da promoção de competências infocomunicacionais. Em uma coleta empírica, a partir de entrevistas com bibliotecários universitários sul-rio-grandenses, descobriu-se como e se os profissionais estão atuando no combate à desinformação, e como e se entendem como sua responsabilidade o combate à desinformação. A pesquisa utiliza métodos qualitativos, descritivos e exploratórios, utilizando para análise dos dados a análise do discurso de linha francesa e elementos de competências infocomunicacionais, de Borges (2018, apêndice), para relacionar as ações descritas pelos entrevistados com cada competência em informação e em comunicação. Ainda, são considerados os níveis de alfabetização informacional em bibliotecas universitárias de Uribe-Tirado e Pinto (2014), de modo a evidenciar se as ações promovidas possuem um enfoque mais condizente a treinamentos ou a alfabetização/promoção de competências infocomunicacionais. A partir da pesquisa empírica, listou-se as ações que são promovidas pelos bibliotecários entrevistados, relacionando com as competências infocomunicacionais, no qual se pôde perceber que são habitualmente mais promovidas competências em informação do que em comunicação. Observou-se também que os entrevistados preocupam-se com o fenômeno da desinformação e consideram como um ponto forte para a sua atuação profissional, mas ainda não desenvolvem ações que eduquem para a informação, com viés autônomo ou político, e pouco promovem as competências infocomunicacionais nos seus fazeres cotidianos, tratando-se de iniciativas de nível com maior enfoque instrumental, que seriam o nível 1 de formação de usuários de Uribe-Tirado e Pinto.In this work, it was pointed out the infocommunicational competences as a possibility to educate for information in university libraries, based on actions developed by librarians. University libraries are drivers to promote infocommunication skills, playing an essential role in the formation of the academic community, as well as serving as a support for information, in addition to supporting the four pillars of the university: teaching, research, extension and innovation. Under the issue of investigating whether university librarians understand the problem of misinformation as their own and how infocommunication skills can help fight misinformation, the objective of this research is to analyze the implications of infocommunication skills in fighting misinformation in the scope of action of librarians who they work in university libraries. Supported by a theoretical framework, the dissertation discusses the phenomenon of disinformation, the role of university libraries in society, the attribution to librarians of combating disinformation, the impacts of disinformation on democracy in a post-truth scenario and the importance of education for information through the promotion of infocommunication skills. In an empirical collection, based on interviews with university librarians from the south of Rio Grande do Sul, it was discovered how and if the professionals are acting in the fight against misinformation, and how and how their responsibility to combat misinformation is understood. The research uses qualitative, descriptive and exploratory methods, using for data analysis the French-line discourse analysis and elements of infocommunication skills, by Borges (2018, appendix), to relate the actions described by the interviewees with each competence in information and in Communication. Furthermore, the levels of information literacy in university libraries by Uribe-Tirado and Pinto (2014) are considered, in order to show whether the actions promoted have a more consistent focus on training or on literacy/promotion of infocommunicational skills. From the empirical research, the actions that are promoted by the interviewed librarians were listed, relating to infocommunicational skills, in which it could be seen that information skills are usually promoted more than communication skills. It was also observed that the interviewees are concerned with the phenomenon of misinformation and consider it a strong point for their professional performance, but they still do not develop actions that educate for information, with an autonomous or political bias, and do not promote infocommunicational skills yet. in their daily activities, in the case of level initiatives with a greater instrumental focus, which would be level 2 by Uribe-Tirado and Pinto.application/pdfporDesinformaçãoBiblioteca universitáriaCompetência informacionalDisinformationInfocommunicational competencesUniversity librariesUniversity librariansInformation educationCompetências infocomunicacionais: ações em bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul para combater a desinformaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133291.pdf.txt001133291.pdf.txtExtracted Texttext/plain418366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231622/2/001133291.pdf.txt5eb1cf84a2be99c87dff2e00df3cf3ccMD52ORIGINAL001133291.pdfTexto completoapplication/pdf1936181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231622/1/001133291.pdf6ff61786d895cd299dd669a34d113050MD5110183/2316222021-11-20 05:53:50.928006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:53:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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