A música silenciosa do Darma : um estudo antropológico das práticas e representações de uma comunidade zen budista em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genz, Antonio Carlos de Madalena
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13380
Resumo: Este estudo procura analisar as representações e práticas de um grupo religioso zen budista, ligado ao mestre do zen japonês Moriyama Roshi, na comunidade denomina Associação Via Zen. Na medida em que procuramos estudar a implantação e recepção do budismo no Brasil através de um grupo de praticantes sem vínculos étnicos com os países de origem dessa religião, e seu encontro com um mestre originário dessa tradição, procuramos mostrar os processos de negociação através dos quais é assimilado seu ensinamento. Por meio de entrevistas e dados etnográficos, vemos que nem sempre, ou necessariamente, a assimilação desse ensinamento é feita dentro dos quadros de entendimento da categoria religião. Como uma categoria que engloba religião, muitos dos praticantes vêem a si mesmos como percorrendo um caminho espiritual. Esse percurso reflete uma tendência moderna dos sujeitos a fazer escolhas a partir de uma matriz marcada pela autonomia e reflexividade. Esses dados projetados sobre a questão da formação de uma identidade budista no campo religioso brasileiro se abrem a interrogações, uma vez que, além de religião, o budismo pode ser ressignificado em termos de caminho espiritual ou filosofia de vida, entre outros.
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