À mão livre : croquis na era pós-digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214185 |
Resumo: | Esta dissertação aborda o tema do desenho à mão livre para o processo de projeto arquitetônico contemporâneo. Dividido em três capítulos, este estudo traz discussões sobre a prática profissional relacionadas ao papel do croqui de concepção no projeto arquitetônico nos dias atuais. O primeiro capítulo aborda alguns conceitos e precedentes, passando brevemente pelo Renascimento, École des Beaux-Arts e Movimento Moderno, até atingir alguns pontos de vista sobre Identidades Sul-brasileiras. No segundo, é apresentada uma abordagem histórico-filosófica: qual o sentido de se fazer croquis no processo de projeto para o arquiteto contemporâneo? No terceiro capítulo, o desenvolvimento da dissertação contempla a realização da pesquisa empírica com arquitetos representantes de três gerações (analógica, analógico-digital e pós-digital) de Porto Alegre, num recorte territorial regional, a fim de verificar questões da prática profissional metropolitana. A dissertação finaliza com considerações sobre os resultados encontrados, de modo a analisar como o croqui é encarado por gerações com diferentes formações, mas cuja prática profissional é marcada pelo predomínio do ambiente digital, cotejando de que forma os croquis permanecem como catalisadores de ideias primárias no processo de projeto contemporâneo. |
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Duarte, Rodrigo RossCattani, Airton2020-10-15T04:05:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/214185001118654Esta dissertação aborda o tema do desenho à mão livre para o processo de projeto arquitetônico contemporâneo. Dividido em três capítulos, este estudo traz discussões sobre a prática profissional relacionadas ao papel do croqui de concepção no projeto arquitetônico nos dias atuais. O primeiro capítulo aborda alguns conceitos e precedentes, passando brevemente pelo Renascimento, École des Beaux-Arts e Movimento Moderno, até atingir alguns pontos de vista sobre Identidades Sul-brasileiras. No segundo, é apresentada uma abordagem histórico-filosófica: qual o sentido de se fazer croquis no processo de projeto para o arquiteto contemporâneo? No terceiro capítulo, o desenvolvimento da dissertação contempla a realização da pesquisa empírica com arquitetos representantes de três gerações (analógica, analógico-digital e pós-digital) de Porto Alegre, num recorte territorial regional, a fim de verificar questões da prática profissional metropolitana. A dissertação finaliza com considerações sobre os resultados encontrados, de modo a analisar como o croqui é encarado por gerações com diferentes formações, mas cuja prática profissional é marcada pelo predomínio do ambiente digital, cotejando de que forma os croquis permanecem como catalisadores de ideias primárias no processo de projeto contemporâneo.This dissertation addresses the theme of freehand drawing for the contemporary architectural design process. Divided into three chapters, this study brings discussions about professional practice, related to the role of the design sketch in architectural design today. The first chapter deals with some concepts and precedents, briefly going through the Renaissance, École des Beaux-Arts and Modernism, until reaching some points of view on South-Brazilian identities. In the second, a historical-philosophical approach is presented: what is the sense of making sketches in the design process for the contemporary architect? In the third chapter, the development of the dissertation contemplates the realization of empirical research with architects representing three generations (analog, analog-digital and post-digital) from Porto Alegre, in a regional territorial section, in order to verify issues of metropolitan professional practice. The dissertation ends with considerations about the results found, in order to analyze how the sketch is seen by generations with different backgrounds, but whose professional practice is marked by the predominance of the digital environment, comparing how the sketches remain as catalysts of primary ideas in the contemporary design process.application/pdfporDesenhoCroquisProjetoArquiteturaSketchDrawingProjectArchitecturePost-digital AgeÀ mão livre : croquis na era pós-digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118654.pdf.txt001118654.pdf.txtExtracted Texttext/plain491584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214185/2/001118654.pdf.txt6dde212d3aa1c4d080195956aafce91eMD52ORIGINAL001118654.pdfTexto completoapplication/pdf5965212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214185/1/001118654.pdf70d266a87805d06c942263ad04842ae8MD5110183/2141852020-10-16 04:10:48.448998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-16T07:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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