A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paulo Edi Rivero
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Mauricio Machado, Kulpa, Cínthia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206546
Resumo: Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho.
id UFRGS-2_2ea0bc31727cff9bd2e78ccf21ebf4fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206546
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Paulo Edi RiveroOliveira, Mauricio MachadoKulpa, Cínthia Costa2020-03-07T04:17:28Z20191850-2032http://hdl.handle.net/10183/206546001113379Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho.In order to answer students’ questions regarding freehand drawing in the rise of computer graphics, one could argue that new tools, such as the tablet / pc, should not discourage the practice of analysis, perception and spontaneous representation of the Space through sketches, sketch, sketches and graphic schemes. Design is a natural form of expression of the human being, used from its first steps, without being taught and should be encouraged and developed as essential knowledge for its formation. As the language design is accessible to all ARTICLES (1999). The tablet / pc are presented as an alternative to teaching design.Para responder a las preguntas de los estudiantes acerca de la aplicación del dibujo a mano alzada vs. la utilización de tablets/pc y otros dispositivos, podríamos argumentar que las nuevas tecnologías no deberían desalentar la práctica del análisis, la percepción y la representación espontánea del espacio a través de bocetos, bosquejos, croquis y esquemas gráficos. El diseño es una forma natural de expresión del ser humano (desarrollado desde sus primeros pasos, sin ser enseñado) y debería ser alentado e impulsado como parte de los conocimientos esenciales para su formación integral. Como el idioma, es accesible a todos. Articles (1999).application/pdfporActas de Diseño. Buenos Aires. n. 29 (dez. 2019), p. 50-54Desenho técnicoEnsinoCroquisTabletDesign digitalDigital MediaSketchTabletDigitalDrawingMedios DigitalesCroquisTabletDigitalDibujoA (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113379.pdf.txt001113379.pdf.txtExtracted Texttext/plain28974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/2/001113379.pdf.txt6619415650845ad004ec2598c5fbfc51MD52ORIGINAL001113379.pdfTexto completoapplication/pdf91819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/1/001113379.pdf07d479dc8e80e4ab6cf4a4d60f1c5ffcMD5110183/2065462020-03-08 04:15:30.704653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206546Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-08T07:15:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
title A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
spellingShingle A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
Martins, Paulo Edi Rivero
Desenho técnico
Ensino
Croquis
Tablet
Design digital
Digital Media
Sketch
Tablet
Digital
Drawing
Medios Digitales
Croquis
Tablet
Digital
Dibujo
title_short A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
title_full A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
title_fullStr A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
title_full_unstemmed A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
title_sort A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
author Martins, Paulo Edi Rivero
author_facet Martins, Paulo Edi Rivero
Oliveira, Mauricio Machado
Kulpa, Cínthia Costa
author_role author
author2 Oliveira, Mauricio Machado
Kulpa, Cínthia Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paulo Edi Rivero
Oliveira, Mauricio Machado
Kulpa, Cínthia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho técnico
Ensino
Croquis
Tablet
Design digital
topic Desenho técnico
Ensino
Croquis
Tablet
Design digital
Digital Media
Sketch
Tablet
Digital
Drawing
Medios Digitales
Croquis
Tablet
Digital
Dibujo
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Media
Sketch
Tablet
Digital
Drawing
dc.subject.spa.fl_str_mv Medios Digitales
Croquis
Tablet
Digital
Dibujo
description Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-07T04:17:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206546
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-2032
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113379
identifier_str_mv 1850-2032
001113379
url http://hdl.handle.net/10183/206546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Actas de Diseño. Buenos Aires. n. 29 (dez. 2019), p. 50-54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/2/001113379.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/1/001113379.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6619415650845ad004ec2598c5fbfc51
07d479dc8e80e4ab6cf4a4d60f1c5ffc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447709391257600