A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206546 |
Resumo: | Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho. |
id |
UFRGS-2_2ea0bc31727cff9bd2e78ccf21ebf4fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206546 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Paulo Edi RiveroOliveira, Mauricio MachadoKulpa, Cínthia Costa2020-03-07T04:17:28Z20191850-2032http://hdl.handle.net/10183/206546001113379Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho.In order to answer students’ questions regarding freehand drawing in the rise of computer graphics, one could argue that new tools, such as the tablet / pc, should not discourage the practice of analysis, perception and spontaneous representation of the Space through sketches, sketch, sketches and graphic schemes. Design is a natural form of expression of the human being, used from its first steps, without being taught and should be encouraged and developed as essential knowledge for its formation. As the language design is accessible to all ARTICLES (1999). The tablet / pc are presented as an alternative to teaching design.Para responder a las preguntas de los estudiantes acerca de la aplicación del dibujo a mano alzada vs. la utilización de tablets/pc y otros dispositivos, podríamos argumentar que las nuevas tecnologías no deberían desalentar la práctica del análisis, la percepción y la representación espontánea del espacio a través de bocetos, bosquejos, croquis y esquemas gráficos. El diseño es una forma natural de expresión del ser humano (desarrollado desde sus primeros pasos, sin ser enseñado) y debería ser alentado e impulsado como parte de los conocimientos esenciales para su formación integral. Como el idioma, es accesible a todos. Articles (1999).application/pdfporActas de Diseño. Buenos Aires. n. 29 (dez. 2019), p. 50-54Desenho técnicoEnsinoCroquisTabletDesign digitalDigital MediaSketchTabletDigitalDrawingMedios DigitalesCroquisTabletDigitalDibujoA (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113379.pdf.txt001113379.pdf.txtExtracted Texttext/plain28974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/2/001113379.pdf.txt6619415650845ad004ec2598c5fbfc51MD52ORIGINAL001113379.pdfTexto completoapplication/pdf91819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/1/001113379.pdf07d479dc8e80e4ab6cf4a4d60f1c5ffcMD5110183/2065462020-03-08 04:15:30.704653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206546Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-08T07:15:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
title |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
spellingShingle |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais Martins, Paulo Edi Rivero Desenho técnico Ensino Croquis Tablet Design digital Digital Media Sketch Tablet Digital Drawing Medios Digitales Croquis Tablet Digital Dibujo |
title_short |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
title_full |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
title_fullStr |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
title_full_unstemmed |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
title_sort |
A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais |
author |
Martins, Paulo Edi Rivero |
author_facet |
Martins, Paulo Edi Rivero Oliveira, Mauricio Machado Kulpa, Cínthia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Mauricio Machado Kulpa, Cínthia Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Paulo Edi Rivero Oliveira, Mauricio Machado Kulpa, Cínthia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho técnico Ensino Croquis Tablet Design digital |
topic |
Desenho técnico Ensino Croquis Tablet Design digital Digital Media Sketch Tablet Digital Drawing Medios Digitales Croquis Tablet Digital Dibujo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Media Sketch Tablet Digital Drawing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Medios Digitales Croquis Tablet Digital Dibujo |
description |
Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-07T04:17:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206546 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-2032 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113379 |
identifier_str_mv |
1850-2032 001113379 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Actas de Diseño. Buenos Aires. n. 29 (dez. 2019), p. 50-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/2/001113379.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206546/1/001113379.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6619415650845ad004ec2598c5fbfc51 07d479dc8e80e4ab6cf4a4d60f1c5ffc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447709391257600 |