Trajetórias de proficiência escrita na universidade pela perspectiva da história do texto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249839 |
Resumo: | O presente estudo investiga a construção do texto proficiente do ponto de vista de suas marcas de interlocução, em contexto universitário de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito. Nesse caso, trata-se de um contexto de pedagogia de escrita baseada no desenvolvimento de qualidades discursivas (GUEDES, 2004). Desenvolve-se, então, nesta pesquisa, um estudo qualitativo, de base etnográfica, que contou, ao todo, com vinte e dois participantes, que constituíram, ao longo do primeiro semestre de 2020, a rotina de participação da disciplina de Produção Textual I do Curso de Letras de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. O estudo adota como abordagem investigativa de geração de dados a perspectiva da história do texto (LILLIS, 2008), pela qual procura desenvolver uma noção etnográfica de escrita (MARINHO, 2010) e adotar um ponto de vista acerca dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016) enquanto comportamento social. O trabalho de pesquisa contou, fundamentalmente, com cinco fontes de dados: interações em Ambiente Virtual de Aprendizagem; acervo de referência de textos para leitura e discussão; vinhetas com interações a partir de notas de campo; bilhetes avaliativos e/ou bilhetes de reescrita; escritas e reescritas de apresentações pessoais e de relatos de cotidiano. Por fim, o trabalho de seleção, organização e escolha dentro do universo de dados gerados foi organizado a partir do critério participação e performance em relação à pauta indexical constituída na disciplina. Adotando o postulado investigativo de conceituar, no plano epistemológico, a escrita em contexto universitário (LEA; STREET, 2006), buscou-se compreender a discursividade do texto proficiente, o que possibilitou observar a constituição de duas trajetórias de proficiência escrita, relacionadas a dois percursos de letramento do/a aluno/a (KLEIMAN, 2007; 2010). E como desdobramento da configuração desses percursos, pôde-se construir entendimentos sobre: a) a noção de proficiência escrita a partir das relações de indexicalidade e de ordem de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005; 2010), constituídas no contexto da pesquisa; b) a noção de resgate da discursividade (GUEDES, 1994) como postulado da pedagogia de produção textual em questão; c) a noção de qualidades discursivas como virtudes textuais e como propriedades da discursivização. Por fim, a discussão empreendida visa a contribuir com a pedagogia de produção de textos na universidade, tanto em relação ao trabalho com qualidades discursivas como em relação à questão da proficiência escrita. |
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Souza, Adriano deGuedes, Paulo Coimbra2022-10-07T04:51:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/249839001150869O presente estudo investiga a construção do texto proficiente do ponto de vista de suas marcas de interlocução, em contexto universitário de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito. Nesse caso, trata-se de um contexto de pedagogia de escrita baseada no desenvolvimento de qualidades discursivas (GUEDES, 2004). Desenvolve-se, então, nesta pesquisa, um estudo qualitativo, de base etnográfica, que contou, ao todo, com vinte e dois participantes, que constituíram, ao longo do primeiro semestre de 2020, a rotina de participação da disciplina de Produção Textual I do Curso de Letras de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. O estudo adota como abordagem investigativa de geração de dados a perspectiva da história do texto (LILLIS, 2008), pela qual procura desenvolver uma noção etnográfica de escrita (MARINHO, 2010) e adotar um ponto de vista acerca dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016) enquanto comportamento social. O trabalho de pesquisa contou, fundamentalmente, com cinco fontes de dados: interações em Ambiente Virtual de Aprendizagem; acervo de referência de textos para leitura e discussão; vinhetas com interações a partir de notas de campo; bilhetes avaliativos e/ou bilhetes de reescrita; escritas e reescritas de apresentações pessoais e de relatos de cotidiano. Por fim, o trabalho de seleção, organização e escolha dentro do universo de dados gerados foi organizado a partir do critério participação e performance em relação à pauta indexical constituída na disciplina. Adotando o postulado investigativo de conceituar, no plano epistemológico, a escrita em contexto universitário (LEA; STREET, 2006), buscou-se compreender a discursividade do texto proficiente, o que possibilitou observar a constituição de duas trajetórias de proficiência escrita, relacionadas a dois percursos de letramento do/a aluno/a (KLEIMAN, 2007; 2010). E como desdobramento da configuração desses percursos, pôde-se construir entendimentos sobre: a) a noção de proficiência escrita a partir das relações de indexicalidade e de ordem de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005; 2010), constituídas no contexto da pesquisa; b) a noção de resgate da discursividade (GUEDES, 1994) como postulado da pedagogia de produção textual em questão; c) a noção de qualidades discursivas como virtudes textuais e como propriedades da discursivização. Por fim, a discussão empreendida visa a contribuir com a pedagogia de produção de textos na universidade, tanto em relação ao trabalho com qualidades discursivas como em relação à questão da proficiência escrita.This study investigates the construction of a proficient text from its dialogue marks’ point of view, in a university teaching and learning context of written text. In this case, it’s about a pedagogy writing context based on the development of discursive qualities (GUEDES, 2004). Therefore, in this research, a qualitative and ethnographic study is developed, which had a total of twenty-two participants, who constituted, throughout the first half of 2020 the routine of participation in the discipline of Textual Production I, from the Language course of a public university located in the Brazil’s South Region. The study takes as investigative approach the data generation from the perspective of text history (LILLIS, 2008), which seeks to develop an ethnographic sense of writing (MARINHO, 2010) and embrace a point of view about speech genres (BAKHTIN, 2016) as social behavior. The study counted, fundamentally, with five data sources: interactions in a Virtual Learning Environment; referential collection of texts for reading and discussion; vignettes with interactions from the field notes; evaluation tickets and/or rewrite tickets; writings and rewritings of personal presentations and daily reports. Lastly, the work of selection, organization and choice within the generated data’s universe was organized based on the standard of participation and performance in relation to the indexical agenda constituted in the discipline. Embracing the investigative postulate of conceptualizing, at the epistemological scheme, writing in a university context (LEA; STREET, 2006), we sought to understand the discursivity of the proficient text, which made it possible to observe the constitution of two trajectories of writing proficiency, related to two student literacy paths (KLEIMAN, 2007; 2010). And as an outspread of these paths’ configuration, it was possible to discuss: a) the idea of written proficiency based on the relations of indexicality and order of indexicality (BLOMMAERT, 2005; 2010), constituted in the context of the research; b) the notion of discursivity rescue (GUEDES, 1994) as a postulate from the pedagogy of textual production in question; c) the sense of discursive qualities as textual merits and as properties of discursivization. Finally, the undertaken discussion aims to contribute with the pedagogy of writing at the university, in relation to work with discursive qualities as well as in relation to the issue of written proficiency.application/pdfporProficiênciaUniversidadeInterlocuçãoDiscursividadeLetramentoIndexicalidadeEscrita : EnsinoQualidades discursivasTextoLinguísticaProficiencyInterlocutionDiscursivityLiteracyWriting pedagogyDiscursive qualitiesText historyTrajetórias de proficiência escrita na universidade pela perspectiva da história do textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150869.pdf.txt001150869.pdf.txtExtracted Texttext/plain509213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249839/2/001150869.pdf.txt00c75e002b7e1fd6f6960742a486db1cMD52ORIGINAL001150869.pdfTexto completoapplication/pdf2494179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249839/1/001150869.pdf0e0d887a303dccef846f35e6f45961f3MD5110183/2498392022-10-08 05:01:28.077036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T08:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo investiga a construção do texto proficiente do ponto de vista de suas marcas de interlocução, em contexto universitário de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito. Nesse caso, trata-se de um contexto de pedagogia de escrita baseada no desenvolvimento de qualidades discursivas (GUEDES, 2004). Desenvolve-se, então, nesta pesquisa, um estudo qualitativo, de base etnográfica, que contou, ao todo, com vinte e dois participantes, que constituíram, ao longo do primeiro semestre de 2020, a rotina de participação da disciplina de Produção Textual I do Curso de Letras de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. O estudo adota como abordagem investigativa de geração de dados a perspectiva da história do texto (LILLIS, 2008), pela qual procura desenvolver uma noção etnográfica de escrita (MARINHO, 2010) e adotar um ponto de vista acerca dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016) enquanto comportamento social. O trabalho de pesquisa contou, fundamentalmente, com cinco fontes de dados: interações em Ambiente Virtual de Aprendizagem; acervo de referência de textos para leitura e discussão; vinhetas com interações a partir de notas de campo; bilhetes avaliativos e/ou bilhetes de reescrita; escritas e reescritas de apresentações pessoais e de relatos de cotidiano. Por fim, o trabalho de seleção, organização e escolha dentro do universo de dados gerados foi organizado a partir do critério participação e performance em relação à pauta indexical constituída na disciplina. Adotando o postulado investigativo de conceituar, no plano epistemológico, a escrita em contexto universitário (LEA; STREET, 2006), buscou-se compreender a discursividade do texto proficiente, o que possibilitou observar a constituição de duas trajetórias de proficiência escrita, relacionadas a dois percursos de letramento do/a aluno/a (KLEIMAN, 2007; 2010). E como desdobramento da configuração desses percursos, pôde-se construir entendimentos sobre: a) a noção de proficiência escrita a partir das relações de indexicalidade e de ordem de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005; 2010), constituídas no contexto da pesquisa; b) a noção de resgate da discursividade (GUEDES, 1994) como postulado da pedagogia de produção textual em questão; c) a noção de qualidades discursivas como virtudes textuais e como propriedades da discursivização. Por fim, a discussão empreendida visa a contribuir com a pedagogia de produção de textos na universidade, tanto em relação ao trabalho com qualidades discursivas como em relação à questão da proficiência escrita. |
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