Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Méndez, Ricardo Brod
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26495
Resumo: Este trabalho aborda a utilização de tecnologias para a criação de ambientes virtuais baseados em imagens, com uma aplicação na praça central da cidade de Pelotas/RS. Possibilita que o usuário realize interativamente um passeio no entorno da praça com recursos que permitem avaliações arquitetônicas e urbanísticas por meio de simulações de troca de cor nos prédios, inserção de novas construções e análise do estado de conservação de imóveis, com vantagens sobre métodos tradicionais de análises em montagens fotográficas estáticas. Enfatiza a pesquisa de soluções para visualização interativa de ambientes, focado na identificação de fontes de informação e não na sua modelagem matemática. Para a apresentação do trabalho, além da seleção das cenas urbanas que seriam estudadas, foram consideradas técnicas para a modelagem dos elementos arquitetônicos de forma que se obtivesse a máxima preservação das características naturais (estado de conservação, cores e riqueza de detalhes), formas para a visualização destes dados de maneira integrada com dados bibliográficos (histórico, técnicas construtivas e localização) e também a utilização de objetos multimídia para o enriquecimento na apresentação de conteúdos. Na busca de soluções, foram investigadas as técnicas de modelagem fotogramétrica como forma de obtenção de objetos realísticos com a manutenção das características do objeto original em modelos geométricos simplificados. Foram feitos estudos sobre as formas de apresentação de ambientes virtuais navegáveis através de panoramas interativos e também foi estudada uma forma de aproximar a visualização dos conteúdos com a visão natural humana, através da estereoscopia. O trabalho culmina com a fusão de todas as tecnologias estudadas em uma aplicação denominada “Praça República Virtual – PRV” (para resgatar o antigo nome da atual Praça Coronel Pedro Osório), que funciona como um canteiro de provas na medida que abre um leque de opções para utilização em estudos na área de Arquitetura e Urbanismo.
id URGS_ff0b77bd487d0521053623f5f59ed756
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26495
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Méndez, Ricardo BrodReis, Ricardo Augusto da Luz2010-10-29T11:10:55Z2002http://hdl.handle.net/10183/26495000757925Este trabalho aborda a utilização de tecnologias para a criação de ambientes virtuais baseados em imagens, com uma aplicação na praça central da cidade de Pelotas/RS. Possibilita que o usuário realize interativamente um passeio no entorno da praça com recursos que permitem avaliações arquitetônicas e urbanísticas por meio de simulações de troca de cor nos prédios, inserção de novas construções e análise do estado de conservação de imóveis, com vantagens sobre métodos tradicionais de análises em montagens fotográficas estáticas. Enfatiza a pesquisa de soluções para visualização interativa de ambientes, focado na identificação de fontes de informação e não na sua modelagem matemática. Para a apresentação do trabalho, além da seleção das cenas urbanas que seriam estudadas, foram consideradas técnicas para a modelagem dos elementos arquitetônicos de forma que se obtivesse a máxima preservação das características naturais (estado de conservação, cores e riqueza de detalhes), formas para a visualização destes dados de maneira integrada com dados bibliográficos (histórico, técnicas construtivas e localização) e também a utilização de objetos multimídia para o enriquecimento na apresentação de conteúdos. Na busca de soluções, foram investigadas as técnicas de modelagem fotogramétrica como forma de obtenção de objetos realísticos com a manutenção das características do objeto original em modelos geométricos simplificados. Foram feitos estudos sobre as formas de apresentação de ambientes virtuais navegáveis através de panoramas interativos e também foi estudada uma forma de aproximar a visualização dos conteúdos com a visão natural humana, através da estereoscopia. O trabalho culmina com a fusão de todas as tecnologias estudadas em uma aplicação denominada “Praça República Virtual – PRV” (para resgatar o antigo nome da atual Praça Coronel Pedro Osório), que funciona como um canteiro de provas na medida que abre um leque de opções para utilização em estudos na área de Arquitetura e Urbanismo.This work approaches the uses of technologies for creation of virtual environments based on images, with an application to the central square of the city of Pelotas/RS. It makes possible to the user to accomplish an interactive walkthrough with resources that allows architectural and urban planning evaluations through simulations of color changes in the buildings, insertion of new constructions and analysis of the conservation condition of the buildings, with advantages if compared to traditional methods of analysis with static photographic assemblies. It emphasizes the research of solutions for interactive visualization of environments, focused in the identification of sources of information and not in mathematical modeling. Besides the selection of the urban scenes to be studied, it was considered techniques for modeling the architectural elements to obtain the maximal preservation of their natural characteristics (conservation state, colors and wealth of details), ways of visualization of nowadays conservation, but integrated with bibliographical dates (historical, constructive techniques and location). It also includes the uses of multimedia objects to the presentation of contents. In the search of solutions, techniques of photogrammetric modeling were investigated, looking for the construction of realistic objects and maintenance of the characteristics of the original object but using simplified geometric models. It was done a search about forms of presentation of navigable virtual environments through interactive panoramas and also using a prototype of stereoscopy. The work culminates with the coalition of all studied technologies in a prototype of the central square of Pelotas called “Praça República Virtual–PRV” (to rescue the old name of the current Square Cel. Pedro Osório). It works like a stonemason of proofs in the measure that opens various options of use in studies in the area of Architecture and Urban Planning.application/pdfporRealidade virtualInformatica : ArquiteturaInformática : UrbanismoComputação gráficaVirtual walkthroughArchitecture and planningInteractive computingPanoramasVirtual environment3D stereo imagesPhotorealistic modelingImagebased renderingConstrução de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000757925.pdf000757925.pdfTexto completoapplication/pdf3157863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26495/1/000757925.pdf031f27268a24ac3f70461e238aab6a86MD51TEXT000757925.pdf.txt000757925.pdf.txtExtracted Texttext/plain118706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26495/2/000757925.pdf.txt01399a92c08586ddebb13eda8401662bMD52THUMBNAIL000757925.pdf.jpg000757925.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26495/3/000757925.pdf.jpg529a3fdc5012d7a1c27012bc25a8a869MD5310183/264952018-10-18 07:37:41.448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:37:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
title Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
spellingShingle Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
Méndez, Ricardo Brod
Realidade virtual
Informatica : Arquitetura
Informática : Urbanismo
Computação gráfica
Virtual walkthrough
Architecture and planning
Interactive computing
Panoramas
Virtual environment
3D stereo images
Photorealistic modeling
Imagebased rendering
title_short Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
title_full Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
title_fullStr Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
title_full_unstemmed Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
title_sort Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
author Méndez, Ricardo Brod
author_facet Méndez, Ricardo Brod
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Méndez, Ricardo Brod
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Ricardo Augusto da Luz
contributor_str_mv Reis, Ricardo Augusto da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Informatica : Arquitetura
Informática : Urbanismo
Computação gráfica
topic Realidade virtual
Informatica : Arquitetura
Informática : Urbanismo
Computação gráfica
Virtual walkthrough
Architecture and planning
Interactive computing
Panoramas
Virtual environment
3D stereo images
Photorealistic modeling
Imagebased rendering
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual walkthrough
Architecture and planning
Interactive computing
Panoramas
Virtual environment
3D stereo images
Photorealistic modeling
Imagebased rendering
description Este trabalho aborda a utilização de tecnologias para a criação de ambientes virtuais baseados em imagens, com uma aplicação na praça central da cidade de Pelotas/RS. Possibilita que o usuário realize interativamente um passeio no entorno da praça com recursos que permitem avaliações arquitetônicas e urbanísticas por meio de simulações de troca de cor nos prédios, inserção de novas construções e análise do estado de conservação de imóveis, com vantagens sobre métodos tradicionais de análises em montagens fotográficas estáticas. Enfatiza a pesquisa de soluções para visualização interativa de ambientes, focado na identificação de fontes de informação e não na sua modelagem matemática. Para a apresentação do trabalho, além da seleção das cenas urbanas que seriam estudadas, foram consideradas técnicas para a modelagem dos elementos arquitetônicos de forma que se obtivesse a máxima preservação das características naturais (estado de conservação, cores e riqueza de detalhes), formas para a visualização destes dados de maneira integrada com dados bibliográficos (histórico, técnicas construtivas e localização) e também a utilização de objetos multimídia para o enriquecimento na apresentação de conteúdos. Na busca de soluções, foram investigadas as técnicas de modelagem fotogramétrica como forma de obtenção de objetos realísticos com a manutenção das características do objeto original em modelos geométricos simplificados. Foram feitos estudos sobre as formas de apresentação de ambientes virtuais navegáveis através de panoramas interativos e também foi estudada uma forma de aproximar a visualização dos conteúdos com a visão natural humana, através da estereoscopia. O trabalho culmina com a fusão de todas as tecnologias estudadas em uma aplicação denominada “Praça República Virtual – PRV” (para resgatar o antigo nome da atual Praça Coronel Pedro Osório), que funciona como um canteiro de provas na medida que abre um leque de opções para utilização em estudos na área de Arquitetura e Urbanismo.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-29T11:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26495
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000757925
url http://hdl.handle.net/10183/26495
identifier_str_mv 000757925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26495/1/000757925.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26495/2/000757925.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26495/3/000757925.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 031f27268a24ac3f70461e238aab6a86
01399a92c08586ddebb13eda8401662b
529a3fdc5012d7a1c27012bc25a8a869
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085187693838336