A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE REVOLUÇÃO: A POESIA DE LANGSTON HUGHES E GRACE NICHOLS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/623 |
Resumo: | No campo da literatura, sujeitos geralmente vistos como “marginais” ou “ex-cêntricos” têm encontrado maneiras de subverter padrões previamente estabelecidos, questionando o cânone e os valores eurocêntricos. Além de utilizar sua produção literária como uma forma de autorrepresentação e expressão, muitos sujeitos diaspóricos têm reescrito suas histórias através de narrativas frequentemente silenciadas e/ou manipuladas de acordo com a perspectiva dominante. Nesse contexto, encontram-se escritores como Langston Hughes e Grace Nichols, os quais conferem às suas obras um engajamento político e social, apontando para a literatura como uma espécie de instrumento revolucionário. Este artigo visa a abordar as obras dos autores supracitados a partir de alguns de seus poemas, buscando ressaltar as especificidades que a caracterizam como produto de uma postura subversiva.LITERATURE AS AN INSTRUMENT OF REVOLUTION: LANGSTON HUGHES’ AND GRACE NICHOLS’ POETRYIn the literary field, subjects previously seen as “marginal” or “ex-centric” have been finding ways to subvert patterns questioning the canon as well as the Eurocentric ideals. Diasporic subjects have not only used their literary productions as a way of self-representation and expression, but also rewritten their stories/histories, that are usually hidden or even manipulated by a mainstream perspective. In this context there are writers such as Langston Hughes and Grace Nichols who give their productions a social and political value. Moreover, they highlight the fact that literature is a sort of revolutionary instrument. Based on these ideas, this paper aims at showing a little of Hughes’ and Nichols’ poetry trying to highlight the aspects which characterize it as a product of a subversive stance. |
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A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE REVOLUÇÃO: A POESIA DE LANGSTON HUGHES E GRACE NICHOLSLiteratura e revolução. Poesia. Langston Hughes. Grace Nichols.No campo da literatura, sujeitos geralmente vistos como “marginais” ou “ex-cêntricos” têm encontrado maneiras de subverter padrões previamente estabelecidos, questionando o cânone e os valores eurocêntricos. Além de utilizar sua produção literária como uma forma de autorrepresentação e expressão, muitos sujeitos diaspóricos têm reescrito suas histórias através de narrativas frequentemente silenciadas e/ou manipuladas de acordo com a perspectiva dominante. Nesse contexto, encontram-se escritores como Langston Hughes e Grace Nichols, os quais conferem às suas obras um engajamento político e social, apontando para a literatura como uma espécie de instrumento revolucionário. Este artigo visa a abordar as obras dos autores supracitados a partir de alguns de seus poemas, buscando ressaltar as especificidades que a caracterizam como produto de uma postura subversiva.LITERATURE AS AN INSTRUMENT OF REVOLUTION: LANGSTON HUGHES’ AND GRACE NICHOLS’ POETRYIn the literary field, subjects previously seen as “marginal” or “ex-centric” have been finding ways to subvert patterns questioning the canon as well as the Eurocentric ideals. Diasporic subjects have not only used their literary productions as a way of self-representation and expression, but also rewritten their stories/histories, that are usually hidden or even manipulated by a mainstream perspective. In this context there are writers such as Langston Hughes and Grace Nichols who give their productions a social and political value. Moreover, they highlight the fact that literature is a sort of revolutionary instrument. Based on these ideas, this paper aims at showing a little of Hughes’ and Nichols’ poetry trying to highlight the aspects which characterize it as a product of a subversive stance. Literatura em DebateLiteratura em DebateSilva, Luciana de MesquitaValente, Marcela Iochem2013-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/623Literatura em Debate; v. 6, n. 10 (2012): ESPAÇOS DO IMAGINÁRIO AMERICANO: LITERATURA E INTERCULTURALIDADE; p. 42-54Literatura em Debate; v. 6, n. 10 (2012): ESPAÇOS DO IMAGINÁRIO AMERICANO: LITERATURA E INTERCULTURALIDADE; p. 42-541982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/623/1153http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/623/1154info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-20T13:30:08Zoai:ojs.200.203.105.109:article/623Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2013-02-20T13:30:08Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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