MOTIVAÇÃO DO SIGNO E ANTIPOESIA EM AUGUSTO DOS ANJOS: A MUSICAL EXPRESSÃO DO DESCONFORTO EXISTENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Madalena de, Wildner, Daiane Samara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/612
Resumo: Com o intuito de fornecer subsídios aos professores para a leitura crítica de poemas em sala de aula, o presente estudo centra-se na análise estilística de aspectos da musicalidade expressiva na “antipoesia” de Augusto dos Anjos. No conjunto de uma obra poética em que os principais temas flertam com a figura da morte e colocam em relevo o processo de decomposição física dos seres vivos, o poema “A um mascarado” serve-se de técnicas musicais de escrita que demonstram a motivação do signo, pelo menos no âmbito da linguagem finamente manejada por esse autor que abraça diversas correntes literárias. Em sala de aula, a leitura desse poema permite levar o jovem aprendiz à fruição do prazer de decodificar enigmas e explorar os limites intangíveis da linguagem, no que se refere à expressividade estética da variante brasileira da língua portuguesa. O presente estudo retoma, aprofunda e ilustra ideias propostas nos principais artigos críticos sobre a obra poética de Augusto dos Anjos.SIGN MOTIVATION AND ANTI-POETRY IN AUGUSTO DOS ANJOS: A MUSICAL EXPRESSION OF EXISTENTIAL DISCOMFORTAimed to subsidize teachers while working on poetry within the classroom, this paper is focused on the expressive musicality and the stylistic aspects of Augusto dos Anjos “anti-poetry”. In the whole ensemble of a poetic work whose main subjects flirt with the figure of death and thematize the organic material decomposition of living beings, the poem “A um mascarado” unfold musical writing techniques that could demonstrate the motivation of signs, at least through this language finely managed by un author that brings forth many literary trends in his poetic work. In the classroom, the reading of such a poem allows to lead students towards the enjoyment of decoding poetic enigmas as well as exploring the language intangible edges, as far as the aesthetic expressivity of Portuguese language (mainly trough its Brazilian variant) is concerned. This paper revisits, extends, and illustrates ideas proposed by the main critical readings on Augusto dos Anjos poetry. 
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