COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444 |
Resumo: | O caráter pedagógico da literatura infantil serviu, durante muito tempo, como fator de desprestígio do gênero, seja pela imposição de padrões comportamentais advindos de uma postura autoritária do adulto subjacente ao texto, seja por ter minimizado a preocupação com a elaboração artística da linguagem. Este artigo analisa de que modo a narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera esse modelo, ao instaurar um equilíbrio entre o respeito ao universo em formação da criança e os meios lingüísticos que representam o universo infantil a partir do olhar da própria criança, facultando a ela a elaboração de seus significados. |
id |
URI-1_6f70c8c87c77cf1c257764d463d491d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1444 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGALiteratura Brasileiraliteratura infantil; narrador; perspectiva; universo simbólicoLiteratura BrasileiraO caráter pedagógico da literatura infantil serviu, durante muito tempo, como fator de desprestígio do gênero, seja pela imposição de padrões comportamentais advindos de uma postura autoritária do adulto subjacente ao texto, seja por ter minimizado a preocupação com a elaboração artística da linguagem. Este artigo analisa de que modo a narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera esse modelo, ao instaurar um equilíbrio entre o respeito ao universo em formação da criança e os meios lingüísticos que representam o universo infantil a partir do olhar da própria criança, facultando a ela a elaboração de seus significados.Literatura em DebateLiteratura em DebateSantini, JulianaRocha, Rejane Cristina2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfico-analíticaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444Literatura em Debate; v. 8, n. 14 (2014): Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade; 8-22Literatura em Debate; v. 8, n. 14 (2014): Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade; 8-221982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444/1795info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T16:17:11Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1444Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2015-03-12T16:17:11Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
title |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
spellingShingle |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA Santini, Juliana Literatura Brasileira literatura infantil; narrador; perspectiva; universo simbólico Literatura Brasileira |
title_short |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
title_full |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
title_fullStr |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
title_full_unstemmed |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
title_sort |
COM QUANTAS CORES SE NARRA UMA SAUDADE? O NARRADOR INFANTIL E A LEITURA DO REAL EM UM TEXTO DE LYGIA BOJUNGA |
author |
Santini, Juliana |
author_facet |
Santini, Juliana Rocha, Rejane Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Rejane Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santini, Juliana Rocha, Rejane Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Brasileira literatura infantil; narrador; perspectiva; universo simbólico Literatura Brasileira |
topic |
Literatura Brasileira literatura infantil; narrador; perspectiva; universo simbólico Literatura Brasileira |
description |
O caráter pedagógico da literatura infantil serviu, durante muito tempo, como fator de desprestígio do gênero, seja pela imposição de padrões comportamentais advindos de uma postura autoritária do adulto subjacente ao texto, seja por ter minimizado a preocupação com a elaboração artística da linguagem. Este artigo analisa de que modo a narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera esse modelo, ao instaurar um equilíbrio entre o respeito ao universo em formação da criança e os meios lingüísticos que representam o universo infantil a partir do olhar da própria criança, facultando a ela a elaboração de seus significados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfico-analítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444/1795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 8, n. 14 (2014): Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade; 8-22 Literatura em Debate; v. 8, n. 14 (2014): Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade; 8-22 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253556434206720 |