O LUGAR DE AUGUSTO DOS ANJOS NA POESIA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/611 |
Resumo: | É uma análise sobre a controversa classificação do poeta Augusto dos Anjos que oscila entre o Simbolismo, Parnasianismo, Romantismo, Cientificismo, Modernismo e até mesmo Surrealismo, a partir de aspectos de sua poesia que apontam para as diversas tentativas de enquadramento de sua obra. Acrescenta-se ainda que sua carreira de professor e escritor, bem como a publicação de sua única obra, “Eu”, se deu no período chamado Pré-Modernismo, no início do século passado. A partir disso, avaliam-se alguns traços da sua época, da estética literária de seu tempo e a maneira como isso se mostra ou não em seus poemas. Há aspectos insistentes na obra de Augusto dos Anjos que indicam uma direção para sua leitura: a obsessão pela decomposição, o “irrealizado”, a combinação de expressões eruditas com expressões ditas de mau-gosto e, muito especialmente, a morte.THE PLACE OF AUGUSTO DOS ANJOS IN THE BRASILIAN POETRYThe aim of this work is to analyze the controversial classification of the poet Augusto dos Anjos which lies between Symbolism, Parnassianism, Romantism, Scientificism, Modernism and even Surrealism, stemming from the aspects of his poetry which point to several attempts to fit his work. Moreover, his career as a professor and writer, as well as the publication of his unique work, “Eu”, took place in a period called Pre-Modernism, in the beginning of last century. From then on, some traces of his time were evaluated, the literary esthetics of his time and, whether it is shown or not in his poems. There are insistent aspects in the work of Augusto dos Anjos which direct the reading: the obsession for the decomposition, the “unrealized”, the combination of erudite expressions with words which were said in a grotesque manner and, very specially, the death. |
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