POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanfelice, Mirela Massia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Roso, Adriane Rubio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970
Resumo: A poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura.  Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude.  Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão.  
id URI-1_8beb1ebae5f463ba2711b582f51a2a5e
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3970
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDOLiteratura; Crítica Literária; Ensino de LiteraturaPoesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise.Literatura; Crítica Literária; Ensino de LiteraturaA poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura.  Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude.  Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão.  Editora URI - Frederico WestphMirela Massia Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria, CAPES.Sanfelice, Mirela MassiaRoso, Adriane Rubio2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativo; Pesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-17Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-171982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970/3175Direitos autorais 2021 Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Rosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T22:50:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3970Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T22:50:13Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
title POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
spellingShingle POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
Sanfelice, Mirela Massia
Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura
Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise.
Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura
title_short POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
title_full POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
title_fullStr POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
title_full_unstemmed POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
title_sort POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
author Sanfelice, Mirela Massia
author_facet Sanfelice, Mirela Massia
Roso, Adriane Rubio
author_role author
author2 Roso, Adriane Rubio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mirela Massia Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria, CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanfelice, Mirela Massia
Roso, Adriane Rubio
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura
Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise.
Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura
topic Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura
Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise.
Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura
description A poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura.  Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude.  Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método qualitativo; Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970/3175
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Roso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Roso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-17
Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-17
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1814253553843175424