POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970 |
Resumo: | A poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura. Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude. Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão. |
id |
URI-1_8beb1ebae5f463ba2711b582f51a2a5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3970 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDOLiteratura; Crítica Literária; Ensino de LiteraturaPoesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise.Literatura; Crítica Literária; Ensino de LiteraturaA poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura. Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude. Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão. Editora URI - Frederico WestphMirela Massia Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria, CAPES.Sanfelice, Mirela MassiaRoso, Adriane Rubio2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativo; Pesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-17Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-171982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970/3175Direitos autorais 2021 Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Rosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T22:50:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3970Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T22:50:13Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
title |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
spellingShingle |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO Sanfelice, Mirela Massia Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise. Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura |
title_short |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
title_full |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
title_fullStr |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
title_full_unstemmed |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
title_sort |
POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO |
author |
Sanfelice, Mirela Massia |
author_facet |
Sanfelice, Mirela Massia Roso, Adriane Rubio |
author_role |
author |
author2 |
Roso, Adriane Rubio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mirela Massia Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria, CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanfelice, Mirela Massia Roso, Adriane Rubio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise. Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura |
topic |
Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise. Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura |
description |
A poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura. Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude. Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método qualitativo; Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3970/3175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Roso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Roso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-17 Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 2-17 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253553843175424 |