DO LEITOR CONFIGURADO OU UMA LEITURA FICCIONAL DA OBRA MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1716 |
Resumo: | O leitor como instância literária é o menos prestigiado da tríade escritor-obra-leitor pela crítica brasileira. Tanto é assim que no caso de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, a fortuna crítica sobre a gênese é vastíssima e não para de crescer, ao passo que sobre a recepção, não se encontra bibliografia. Este trabalho se propõe tratar da ficcionalização do leitor no texto em uma perspectiva interacional, uma vez que consideramos a recepção empírica, uma questão crítica de relevância. Neste sentido, entendemos que o conjunto dos procedimentos recriados e expressados em uma chave comunicacional não se concretiza como tal, no processamento da leitura, o que configura a pouca comunicação da narrativa rapsódica e, por extensão, a compreensão do herói plural, transcultural que a constitui. Nosso propósito é contribuir para a história da recepção do livro, privilegiando as figuras de leitor: implícito e empírico em uma relação dialética. |
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DO LEITOR CONFIGURADO OU UMA LEITURA FICCIONAL DA OBRA MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADELiteraturaleitor ficional (izado), Recepção, ExpressionismoTeoria literáriaO leitor como instância literária é o menos prestigiado da tríade escritor-obra-leitor pela crítica brasileira. Tanto é assim que no caso de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, a fortuna crítica sobre a gênese é vastíssima e não para de crescer, ao passo que sobre a recepção, não se encontra bibliografia. Este trabalho se propõe tratar da ficcionalização do leitor no texto em uma perspectiva interacional, uma vez que consideramos a recepção empírica, uma questão crítica de relevância. Neste sentido, entendemos que o conjunto dos procedimentos recriados e expressados em uma chave comunicacional não se concretiza como tal, no processamento da leitura, o que configura a pouca comunicação da narrativa rapsódica e, por extensão, a compreensão do herói plural, transcultural que a constitui. Nosso propósito é contribuir para a história da recepção do livro, privilegiando as figuras de leitor: implícito e empírico em uma relação dialética.Editora URI - Frederico WestphFernandez, Sonia Inez2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1716Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 180-194Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 180-1941982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1716/2291Direitos autorais 2017 Sonia Inez Fernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1716Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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