LITERATURA E RESISTÊNCIA EM CAIO FERNANDO ABREU: O TESTEMUNHO DOS SOBREVIVENTES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3026 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar um conto e um poema de Caio Fernando Abreu, ambos intitulados “Os sobreviventes”. A partir de algumas considerações da literatura de testemunho, tomaremos a melancolia como uma forma de resistência ao esquecimento e, dessa forma, levantamos a seguinte hipótese: há um imperativo ético (a resistência) que impulsiona personagens e eu lírico a relembrarem experiências desagradáveis, dando origem a imagens que tentam simbolizá-las. Partindo desta perspectiva, o olhar melancólico aparece como um medium que procura impedir que a memória do passado seja apagada por completo. Nesse sentido, ambos os textos se encontram na convergência de uma memória individual com uma coletiva, servindo como versões não oficiais da história recente do Brasil. Assim, a melancolia presente nos textos deve ser vista mais como resistência ao esquecimento, posto que o melancólico pode ser caracterizado como um indivíduo preso à memória.Palavras-chave: Memória, Experiência pós-ditatorial, Melancolia, Resistência. |
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LITERATURA E RESISTÊNCIA EM CAIO FERNANDO ABREU: O TESTEMUNHO DOS SOBREVIVENTESLiteratura; Literaturas de Língua Portuguesa; Crítica LiteráriaLiteratura; Literaturas de Língua Portuguesa; Crítica LiteráriaLiteratura; Literaturas de Língua Portuguesa; Crítica LiteráriaO objetivo deste artigo é analisar um conto e um poema de Caio Fernando Abreu, ambos intitulados “Os sobreviventes”. A partir de algumas considerações da literatura de testemunho, tomaremos a melancolia como uma forma de resistência ao esquecimento e, dessa forma, levantamos a seguinte hipótese: há um imperativo ético (a resistência) que impulsiona personagens e eu lírico a relembrarem experiências desagradáveis, dando origem a imagens que tentam simbolizá-las. Partindo desta perspectiva, o olhar melancólico aparece como um medium que procura impedir que a memória do passado seja apagada por completo. Nesse sentido, ambos os textos se encontram na convergência de uma memória individual com uma coletiva, servindo como versões não oficiais da história recente do Brasil. Assim, a melancolia presente nos textos deve ser vista mais como resistência ao esquecimento, posto que o melancólico pode ser caracterizado como um indivíduo preso à memória.Palavras-chave: Memória, Experiência pós-ditatorial, Melancolia, Resistência.Editora URI - Frederico WestphCoimbra, Rosicley Andrade2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3026Literatura em Debate; v. 12, n. 23 (2018): Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea; 91-110Literatura em Debate; v. 12, n. 23 (2018): Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea; 91-1101982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3026/2700http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/3026/468Direitos autorais 2018 Rosicley Andrade Coimbrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:33:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3026Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:33:37Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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