LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704 |
Resumo: | A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas. |
id |
URI-1_ab028989d0f664e14b97cd7b896f4959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/2704 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONEA leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.Editora URI - Frederico WestphZilberman, Regina2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-39Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-391982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704/2283Direitos autorais 2017 Regina Zilbermaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2704Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
title |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
spellingShingle |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE Zilberman, Regina |
title_short |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
title_full |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
title_fullStr |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
title_full_unstemmed |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
title_sort |
LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE |
author |
Zilberman, Regina |
author_facet |
Zilberman, Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zilberman, Regina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704/2283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Regina Zilberman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Regina Zilberman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-39 Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-39 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329484930187264 |