LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilberman, Regina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704
Resumo: A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.
id URI-1_ab028989d0f664e14b97cd7b896f4959
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2704
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONEA leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.Editora URI - Frederico WestphZilberman, Regina2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-39Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-391982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704/2283Direitos autorais 2017 Regina Zilbermaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2704Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
title LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
spellingShingle LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
Zilberman, Regina
title_short LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
title_full LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
title_fullStr LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
title_full_unstemmed LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
title_sort LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
author Zilberman, Regina
author_facet Zilberman, Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilberman, Regina
dc.subject.none.fl_str_mv


description A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704/2283
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Regina Zilberman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Regina Zilberman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-39
Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 20-39
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329484930187264