Leitura na escola : entre a democratização e o cânone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilberman, Regina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188111
Resumo: A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.
id UFRGS-2_1d9e1dc3f062d0cc4999d93175dc28e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188111
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zilberman, Regina2019-01-25T02:35:46Z20171982-5625http://hdl.handle.net/10183/188111001085543A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.Reading was recognized as a field of research in the first decades of the 20th. century. The theories of reading and the reader are divided in several ways, all trying to map the territory. However, they show lacks because they understand the reader as a homogeneous unit, without taking into account social situations and ethnic or gender conditions. This homo-geneity contrasts with the contemporary artistic productions, whose centrifugation has determined the fragmentation and consequently insufficiency of the traditional concept of literature. "Discourse" emerges as a substitute, but equally unsat-isfactory, notion. Reflecting dialectically on reading and the reader may provide solutions to the difficulty due to histori-cal, social and technological changes.application/pdfporLiteratura em debate. Frederico Westphalen, RS. Vol. 11, n. 21 (jul./dez. 2017), p. 20-39LeituraLeitorLiteraturaDiscursoReadingReaderLiteratureDiscourseCanonLeitura na escola : entre a democratização e o cânoneReading in school : between democratization and the canoninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085543.pdf.txt001085543.pdf.txtExtracted Texttext/plain58134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/2/001085543.pdf.txta5c6bbd10c5924c8d03dad1ae56ffcb5MD52ORIGINAL001085543.pdfTexto completoapplication/pdf230039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/1/001085543.pdfd5d0d735335cf03f7973323c33a29ed3MD5110183/1881112023-10-01 03:38:15.534174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading in school : between democratization and the canon
title Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
spellingShingle Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
Zilberman, Regina
Leitura
Leitor
Literatura
Discurso
Reading
Reader
Literature
Discourse
Canon
title_short Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
title_full Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
title_fullStr Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
title_full_unstemmed Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
title_sort Leitura na escola : entre a democratização e o cânone
author Zilberman, Regina
author_facet Zilberman, Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilberman, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitor
Literatura
Discurso
topic Leitura
Leitor
Literatura
Discurso
Reading
Reader
Literature
Discourse
Canon
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Reader
Literature
Discourse
Canon
description A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-25T02:35:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188111
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085543
identifier_str_mv 1982-5625
001085543
url http://hdl.handle.net/10183/188111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Literatura em debate. Frederico Westphalen, RS. Vol. 11, n. 21 (jul./dez. 2017), p. 20-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/2/001085543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188111/1/001085543.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5c6bbd10c5924c8d03dad1ae56ffcb5
d5d0d735335cf03f7973323c33a29ed3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224961286733824