O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia. |
id |
URI-1_dba07f64fcc1f850067906743ee16759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4579 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIALRomance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social.Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia.Editora URI - Frederico WestphBisol, Laísa VeronezeCalegari, Lizandro Carlos2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-206Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-2061982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579/3360Direitos autorais 2023 Laísa Veroneze Bisol, Lizandro Carlos Calegariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4579Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
title |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
spellingShingle |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL Bisol, Laísa Veroneze Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social. |
title_short |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
title_full |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
title_fullStr |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
title_full_unstemmed |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
title_sort |
O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL |
author |
Bisol, Laísa Veroneze |
author_facet |
Bisol, Laísa Veroneze Calegari, Lizandro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Calegari, Lizandro Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisol, Laísa Veroneze Calegari, Lizandro Carlos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social. |
topic |
Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social. |
description |
Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579/3360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Laísa Veroneze Bisol, Lizandro Carlos Calegari info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Laísa Veroneze Bisol, Lizandro Carlos Calegari |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-206 Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-206 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253555089932288 |