O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisol, Laísa Veroneze
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Calegari, Lizandro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579
Resumo: Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia.
id URI-1_dba07f64fcc1f850067906743ee16759
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4579
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIALRomance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social.Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia.Editora URI - Frederico WestphBisol, Laísa VeronezeCalegari, Lizandro Carlos2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-206Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-2061982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579/3360Direitos autorais 2023 Laísa Veroneze Bisol, Lizandro Carlos Calegariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4579Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
title O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
spellingShingle O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
Bisol, Laísa Veroneze
Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social.
title_short O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
title_full O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
title_fullStr O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
title_full_unstemmed O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
title_sort O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
author Bisol, Laísa Veroneze
author_facet Bisol, Laísa Veroneze
Calegari, Lizandro Carlos
author_role author
author2 Calegari, Lizandro Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisol, Laísa Veroneze
Calegari, Lizandro Carlos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social.
topic Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social.
description Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4579/3360
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Laísa Veroneze Bisol, Lizandro Carlos Calegari
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Laísa Veroneze Bisol, Lizandro Carlos Calegari
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-206
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 186-206
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1814253555089932288