O MÉTODO DE MONTAGEM EISENSTEINIANO E A POÉTICA DE OSWALD DE ANDRADE: COMUNICAÇÕES POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogal, Alex Alves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Bárbara Del Rio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/586
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o comparatismo entre a técnica de montagem do cineasta Sergei Eisenstein e o método poético do modernista Oswald de Andra-de. Através da relação entre a linguagem cinematográfica e a poética, buscaremos aproximar as obras Pau-Brasil (1925), Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) e Serafim Ponte Grande (1933) da teoria eisensteiniana de montagem. Acredita-se que o modelo poético os-waldiano com a sua frequente ruptura discursiva e estrutura fraseológica sincopada deixa em evidência uma analogia com a sintaxe cinematográfica do artista russo, baseada em uma esté-tica do conflito. Nesse sentido, percorrer-se-á tanto na prosa quanto na poesia aproximações dessas instâncias.EISENSTEIN´S MONTAGE METHOD AND OSWALD DE ANDRADE´S POETICS:POSSIBLE DIALOGUESThis work has as study object the comparative between Sergei Eisenstein mon-tage technique and Oswald de Andrade poetic method. By means of relation between movie language and the poetic, we seek to approach the books Pau-Brasil (1925), Memórias Senti-mentais de João Miramar (1924) and Serafim Ponte Grande (1933) to Eisenstein montage theory. It´s believed that Oswald´s poetic model, whose characterization is based in a often break discurse and syncoped phrase structure, evidences an analogy with the Russian artist‟s movie syntax, which is based in a conflict aesthetic. In this way, we´ll percurse in Oswald´s narrative and poetry, approach of these instances.
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