A ANTROPOFAGIA MUSICAL NA POÉTICA DE MÁRIO DE ANDRADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1726 |
Resumo: | A antropofagia cultural é importante assunto da estética modernista, e foi a partir dela que se iniciou a compreensão de que a arte brasileira não é uma simples cópia da grande arte europeia, mas uma absorção crítica em que se consome o outro e constrói-se algo novo.Mário de Andrade configura-se assim como um antropófago, quando devora as vanguardas européias na sua escrita e as mistura com a cultura brasileira. Neste ensaio propõe-se um cotejo entre as obras Pauliceia Desvairada, Clã do Jaboti e Lira Paulistana a partir da ideia de antropofagia musical, avaliando em que medida ela se evidencia na prática poética de Mário e de que forma as escolhas musicais contribuem para a discussão da relação entre Tradição e Modernidade em sua obra. Contribuem para a discussão em torno da noção de antropofagia os textos de CAMPOS (2003) e BOPP (2008), e WISNIK (1983) e PIVA (1990), para tratar das relações entre Literatura e Música. |
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