A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Marcel Alvaro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Débora Ventura Klayn, Santos, Maxwell Souza dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087
Resumo: Formar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura.
id UFCG-2_861d0aaf432113807e3bbde61867447a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2087
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógicaLeitura literáriaLivro didáticoEnsino de literaturaFormar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura.Editora Universitaria da UFCG2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/208710.5281/zenodo.10278465Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-792317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087/2014© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Marcel Alvaro deNascimento, Débora Ventura KlaynSantos, Maxwell Souza dos 2023-12-07T16:20:00Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2087Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-12-07T16:20Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
title A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
spellingShingle A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
Amorim, Marcel Alvaro de
Leitura literária
Livro didático
Ensino de literatura
title_short A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
title_full A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
title_fullStr A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
title_full_unstemmed A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
title_sort A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
author Amorim, Marcel Alvaro de
author_facet Amorim, Marcel Alvaro de
Nascimento, Débora Ventura Klayn
Santos, Maxwell Souza dos
author_role author
author2 Nascimento, Débora Ventura Klayn
Santos, Maxwell Souza dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Marcel Alvaro de
Nascimento, Débora Ventura Klayn
Santos, Maxwell Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Livro didático
Ensino de literatura
topic Leitura literária
Livro didático
Ensino de literatura
description Formar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087
10.5281/zenodo.10278465
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10278465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087/2014
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79
Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 53-79
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785946742784