UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Cristina Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1045
Resumo: A indignação do artista plástico e escritor Roger Mello com a Guerra do Iraque – que, em 2003, destruiu sítios arqueológicos e outros monumentos arquitetônicos considerados patrimônios da humanidade e promoveu saques no Museu e na Biblioteca Nacional Iraquiana, nos quais se perderam milhares de peças e documentos de valor histórico e arqueológico inestimável – resultou na obra Zubair e os Labirintos, que transforma o caos provocado pelos bombardeios e saques em um jogo poético que conjuga palavras, imagens e formas. A obra de Mello mostra que a violência também pode ser representada – e combatida – com a leveza da arte literária que, na contemporaneidade, mescla não somente diferentes temporalidades e tipos de textos, mas pode acoplar formas que requerem o movimento do leitor e transformam a leitura literária numa ação a ser praticada não somente com os olhos e a mente, mas também por meio da interação física do leitor com a obra.
id URI-1_f84d1588670eb541205904137373b640
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1045
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIAGuerra do Iraque. Poesia. Jogo com palavras, imagens e formas. Labirintos. Arte literária e imagética.A indignação do artista plástico e escritor Roger Mello com a Guerra do Iraque – que, em 2003, destruiu sítios arqueológicos e outros monumentos arquitetônicos considerados patrimônios da humanidade e promoveu saques no Museu e na Biblioteca Nacional Iraquiana, nos quais se perderam milhares de peças e documentos de valor histórico e arqueológico inestimável – resultou na obra Zubair e os Labirintos, que transforma o caos provocado pelos bombardeios e saques em um jogo poético que conjuga palavras, imagens e formas. A obra de Mello mostra que a violência também pode ser representada – e combatida – com a leveza da arte literária que, na contemporaneidade, mescla não somente diferentes temporalidades e tipos de textos, mas pode acoplar formas que requerem o movimento do leitor e transformam a leitura literária numa ação a ser praticada não somente com os olhos e a mente, mas também por meio da interação física do leitor com a obra.Literatura em DebateLiteratura em DebateVasques, Cristina Maria2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1045Literatura em Debate; v. 7, n. 12 (2013): Representações da violência na Literatura Brasileira Contemporânea; 193-212Literatura em Debate; v. 7, n. 12 (2013): Representações da violência na Literatura Brasileira Contemporânea; 193-2121982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1045/1526info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-04T13:30:11Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1045Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2014-04-04T13:30:11Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
title UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
spellingShingle UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
Vasques, Cristina Maria
Guerra do Iraque. Poesia. Jogo com palavras, imagens e formas. Labirintos. Arte literária e imagética.
title_short UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
title_full UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
title_fullStr UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
title_full_unstemmed UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
title_sort UMA GUERRA TRANSFORMADA EM LABIRINTOS DE POESIA
author Vasques, Cristina Maria
author_facet Vasques, Cristina Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Cristina Maria
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Guerra do Iraque. Poesia. Jogo com palavras, imagens e formas. Labirintos. Arte literária e imagética.
topic Guerra do Iraque. Poesia. Jogo com palavras, imagens e formas. Labirintos. Arte literária e imagética.
description A indignação do artista plástico e escritor Roger Mello com a Guerra do Iraque – que, em 2003, destruiu sítios arqueológicos e outros monumentos arquitetônicos considerados patrimônios da humanidade e promoveu saques no Museu e na Biblioteca Nacional Iraquiana, nos quais se perderam milhares de peças e documentos de valor histórico e arqueológico inestimável – resultou na obra Zubair e os Labirintos, que transforma o caos provocado pelos bombardeios e saques em um jogo poético que conjuga palavras, imagens e formas. A obra de Mello mostra que a violência também pode ser representada – e combatida – com a leveza da arte literária que, na contemporaneidade, mescla não somente diferentes temporalidades e tipos de textos, mas pode acoplar formas que requerem o movimento do leitor e transformam a leitura literária numa ação a ser praticada não somente com os olhos e a mente, mas também por meio da interação física do leitor com a obra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1045
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1045/1526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Literatura em Debate
Literatura em Debate
publisher.none.fl_str_mv Literatura em Debate
Literatura em Debate
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 7, n. 12 (2013): Representações da violência na Literatura Brasileira Contemporânea; 193-212
Literatura em Debate; v. 7, n. 12 (2013): Representações da violência na Literatura Brasileira Contemporânea; 193-212
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329486876344320