ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hélvio Frank de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Arriel, Tatiane Dutra de Godoi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701
Resumo: Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora-pesquisadora e seus estudantes do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora-pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.
id UFMG-7_10635bf05824b0a6b536079b10865b2a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12701
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOSLetramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica.Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora-pesquisadora e seus estudantes do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora-pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisOliveira, Hélvio Frank deArriel, Tatiane Dutra de Godoi2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701/1125611675http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12701/1740Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T19:07:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12701Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-08-24T19:07:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
title ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
spellingShingle ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
Oliveira, Hélvio Frank de
Letramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica.
title_short ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
title_full ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
title_fullStr ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
title_full_unstemmed ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
title_sort ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
author Oliveira, Hélvio Frank de
author_facet Oliveira, Hélvio Frank de
Arriel, Tatiane Dutra de Godoi
author_role author
author2 Arriel, Tatiane Dutra de Godoi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
Arriel, Tatiane Dutra de Godoi
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica.
topic Letramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica.
description Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora-pesquisadora e seus estudantes do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora-pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701/1125611675
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12701/1740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099282522112