ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701 |
Resumo: | Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora-pesquisadora e seus estudantes do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora-pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra. |
id |
UFMG-7_10635bf05824b0a6b536079b10865b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12701 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOSLetramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica.Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora-pesquisadora e seus estudantes do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora-pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisOliveira, Hélvio Frank deArriel, Tatiane Dutra de Godoi2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701/1125611675http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12701/1740Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T19:07:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12701Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-08-24T19:07:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
title |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
spellingShingle |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS Oliveira, Hélvio Frank de Letramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica. |
title_short |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
title_full |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
title_fullStr |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
title_full_unstemmed |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
title_sort |
ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: EXPLORANDO LETRAMENTOS |
author |
Oliveira, Hélvio Frank de |
author_facet |
Oliveira, Hélvio Frank de Arriel, Tatiane Dutra de Godoi |
author_role |
author |
author2 |
Arriel, Tatiane Dutra de Godoi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Hélvio Frank de Arriel, Tatiane Dutra de Godoi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica. |
topic |
Letramentos; Aula de Língua Portuguesa; Educação linguística crítica. |
description |
Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora-pesquisadora e seus estudantes do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora-pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12701/1125611675 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12701/1740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099282522112 |