A LEITURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS E DO ESTADO DE SANTA CATARINA – PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1938 |
Resumo: | Neste artigo, analisam-se as concepções de leitura nas Propostas Curriculares de Florianópolis e de Santa Catarina, os aportes teóricos que as embasam e a articulação entre esses aportes, na perspectiva que estes documentos oficiais apresentam quanto à orientação para formação de leitores. Os resultados mostram que os documentos tomam por base leitura como interação (sócio-discursiva); todavia, predomina a concepção descendente de leitura, e seus autores recorrem à perspectiva da Psicolinguística para dar conta dos aspectos cognitivos da leitura, sem, entretanto, apresentar os devidos fundamentos para isso. Há, portanto, articulações com outras correntes teóricas, havendo, porém, apagamento das mesmas. No que tange à esperada orientação para formação de leitores na educação básica que estes documentos deveriam garantir, os conflitos e os apagamentos teóricos identificados podem, sobremaneira, dificultar o acesso e a compreensão dos professores acerca desta fundamental competência que cabe à educação básica ensinar e desenvolver: a leitura. |
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A LEITURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS E DO ESTADO DE SANTA CATARINA – PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORESLinguísticaPropostas Curriculares. Leitura. Concepções de leitura. Formação de leitores.Estudos linguísticosNeste artigo, analisam-se as concepções de leitura nas Propostas Curriculares de Florianópolis e de Santa Catarina, os aportes teóricos que as embasam e a articulação entre esses aportes, na perspectiva que estes documentos oficiais apresentam quanto à orientação para formação de leitores. Os resultados mostram que os documentos tomam por base leitura como interação (sócio-discursiva); todavia, predomina a concepção descendente de leitura, e seus autores recorrem à perspectiva da Psicolinguística para dar conta dos aspectos cognitivos da leitura, sem, entretanto, apresentar os devidos fundamentos para isso. Há, portanto, articulações com outras correntes teóricas, havendo, porém, apagamento das mesmas. No que tange à esperada orientação para formação de leitores na educação básica que estes documentos deveriam garantir, os conflitos e os apagamentos teóricos identificados podem, sobremaneira, dificultar o acesso e a compreensão dos professores acerca desta fundamental competência que cabe à educação básica ensinar e desenvolver: a leitura.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCAPESSalete, Mariade Souza, Ana Cláudia2015-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa documentalapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1938Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 191-214Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 191-2141984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1938/2047info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1938Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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Neste artigo, analisam-se as concepções de leitura nas Propostas Curriculares de Florianópolis e de Santa Catarina, os aportes teóricos que as embasam e a articulação entre esses aportes, na perspectiva que estes documentos oficiais apresentam quanto à orientação para formação de leitores. Os resultados mostram que os documentos tomam por base leitura como interação (sócio-discursiva); todavia, predomina a concepção descendente de leitura, e seus autores recorrem à perspectiva da Psicolinguística para dar conta dos aspectos cognitivos da leitura, sem, entretanto, apresentar os devidos fundamentos para isso. Há, portanto, articulações com outras correntes teóricas, havendo, porém, apagamento das mesmas. No que tange à esperada orientação para formação de leitores na educação básica que estes documentos deveriam garantir, os conflitos e os apagamentos teóricos identificados podem, sobremaneira, dificultar o acesso e a compreensão dos professores acerca desta fundamental competência que cabe à educação básica ensinar e desenvolver: a leitura. |
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