A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100 |
Resumo: | Ao tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente. |
id |
URI-2_2af44800fd3f81ed80c076870c09b21c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/100 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discenteAo tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesLa Vielle e Silva, Adriana Pozzani de2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-28Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-281984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/194http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/195info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T19:35:08Zoai:ojs.200.203.105.109:article/100Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T19:35:08Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
title |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
spellingShingle |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de |
title_short |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
title_full |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
title_fullStr |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
title_full_unstemmed |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
title_sort |
A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente |
author |
La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de |
author_facet |
La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Ao tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/194 http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-28 Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-28 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565333250048 |