A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100
Resumo: Ao tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente.
id URI-2_2af44800fd3f81ed80c076870c09b21c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/100
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discenteAo tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesLa Vielle e Silva, Adriana Pozzani de2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-28Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-281984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/194http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/195info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T19:35:08Zoai:ojs.200.203.105.109:article/100Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T19:35:08Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
title A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
spellingShingle A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de
title_short A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
title_full A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
title_fullStr A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
title_full_unstemmed A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
title_sort A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
author La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de
author_facet La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv La Vielle e Silva, Adriana Pozzani de
dc.subject.none.fl_str_mv


description Ao tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/194
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/100/195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-28
Revista Língua&Literatura; v. 11, n. 17 (2009): LINGUÍSTICA APLICADA: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; p. 11-28
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565333250048