Seres Assombrados dos Planaltos da Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/82 |
Resumo: | Escondidos em Piatã, a 1280 metros de altitude em um planalto da Bahia, vivem o Mão Espinhosa, a Livusia, o menino da ponte e outros seres do além. Apesar de possuírem forte ligação com a história e a cultura local, começam a ser esquecidos pelas crianças do lugarejo, que se divertem muito mais com as histórias do Sítio do Pica-pau Amareloexibidas na televisão, ou com o folclore regional aprendido através dos livros didáticos. No entanto, é através da cultura que a educação se consolida como prática social, visto que é por meio dela que a sociedade terá atores sociais esclarecidos ou alienados em relação a si mesmos. Nessa relação de “fora para dentro”, perde-se uma excelente oportunidade de atualização desses mitos que, como diversas histórias da literaturainfantil, ensinam, criam regras de convivência social, divertem e preservam a memória e a cultura das localidades. |
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Seres Assombrados dos Planaltos da BahiaEscondidos em Piatã, a 1280 metros de altitude em um planalto da Bahia, vivem o Mão Espinhosa, a Livusia, o menino da ponte e outros seres do além. Apesar de possuírem forte ligação com a história e a cultura local, começam a ser esquecidos pelas crianças do lugarejo, que se divertem muito mais com as histórias do Sítio do Pica-pau Amareloexibidas na televisão, ou com o folclore regional aprendido através dos livros didáticos. No entanto, é através da cultura que a educação se consolida como prática social, visto que é por meio dela que a sociedade terá atores sociais esclarecidos ou alienados em relação a si mesmos. Nessa relação de “fora para dentro”, perde-se uma excelente oportunidade de atualização desses mitos que, como diversas histórias da literaturainfantil, ensinam, criam regras de convivência social, divertem e preservam a memória e a cultura das localidades.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesPinho e Braga, Clarissa Bittencourt deLima, Luana Silva CardosoTenório, Robinson Moreira2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/82Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 181-192Revista Língua&Literatura; v. 10, n. 14 (2008): Literatura Infantil e Infanto-Juvenil; p. 181-1921984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/82/158http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/82/159info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:31:47Zoai:ojs.200.203.105.109:article/82Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:31:47Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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