EXPANSÕES DO AUDIOVISUAL: A CIDADE COMO TELA
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3114 |
Resumo: | Algumas produções artísticas contemporâneas, em especial as intervenções urbanas, são objetos que nos permitem refletir sobre o que Jacques Rancière denomina “regime estético das artes”, por configurarem-se como “aberturas” cujos sentidos só podem ser elaborados coletivamente e em consideração com o espaço em que se realizam, a cidade. Neste artigo, reflito sobre três intervenções urbanas que tem em comum a utilização de narrativas audiovisuais em sua constituição, sendo denominadas por grande parte da crítica como experiências de “audiovisual expandido” – Cubo, intervenção multimídia coletiva (que tem à frente o BijaRi); Suaveciclo, ação do VJ Suave; e Pedra das culturas, videomapping de Fernando Salis – com o intuito de compreender como essa utilização renova a própria concepção de audiovisual e possibilita distintas formas de interação entre as produções audiovisuais, o espaço em que estas são exibidas e o público que as acompanha. |
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EXPANSÕES DO AUDIOVISUAL: A CIDADE COMO TELAAudiovisual Expandido. Intervenção Urbana. Estética. Política.Algumas produções artísticas contemporâneas, em especial as intervenções urbanas, são objetos que nos permitem refletir sobre o que Jacques Rancière denomina “regime estético das artes”, por configurarem-se como “aberturas” cujos sentidos só podem ser elaborados coletivamente e em consideração com o espaço em que se realizam, a cidade. Neste artigo, reflito sobre três intervenções urbanas que tem em comum a utilização de narrativas audiovisuais em sua constituição, sendo denominadas por grande parte da crítica como experiências de “audiovisual expandido” – Cubo, intervenção multimídia coletiva (que tem à frente o BijaRi); Suaveciclo, ação do VJ Suave; e Pedra das culturas, videomapping de Fernando Salis – com o intuito de compreender como essa utilização renova a própria concepção de audiovisual e possibilita distintas formas de interação entre as produções audiovisuais, o espaço em que estas são exibidas e o público que as acompanha.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesMoreira, Maria Elisa Rodrigues2019-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3114Revista Língua&Literatura; v. 20, n. 36 (2018): Da Crítica Cultura aos Estudos Culturais e vice-versa – perspectivas latino-americanas; 234-248Revista Língua&Literatura; v. 20, n. 36 (2018): Da Crítica Cultura aos Estudos Culturais e vice-versa – perspectivas latino-americanas; 234-2481984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3114/2752Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-04T11:49:54Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3114Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2019-02-04T11:49:54Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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