Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Ana Paula Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436
Resumo: Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos. 
id URI-2_583872a508a27e7b0c2d0f8afa525be5
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2436
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesPorto, Ana Paula Teixeira2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-71Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-711984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436/2151Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-31T11:59:03Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2436Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2017-01-31T11:59:03Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
title Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
spellingShingle Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
Porto, Ana Paula Teixeira
title_short Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
title_full Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
title_fullStr Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
title_full_unstemmed Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
title_sort Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
author Porto, Ana Paula Teixeira
author_facet Porto, Ana Paula Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Ana Paula Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv


description Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436/2151
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-71
Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-71
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329464019484672