Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436 |
Resumo: | Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos. |
id |
URI-2_583872a508a27e7b0c2d0f8afa525be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/2436 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesPorto, Ana Paula Teixeira2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-71Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-711984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436/2151Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-31T11:59:03Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2436Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2017-01-31T11:59:03Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
title |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
spellingShingle |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? Porto, Ana Paula Teixeira |
title_short |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
title_full |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
title_fullStr |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
title_full_unstemmed |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
title_sort |
Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade? |
author |
Porto, Ana Paula Teixeira |
author_facet |
Porto, Ana Paula Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Ana Paula Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2436/2151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-71 Revista Língua&Literatura; v. 18, n. 31 (2016): Linguagens, Mediações e Interações Sociais; 51-71 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731567181889536 |