A Selva, de Ferreira de Castro: representações das margens e das minorias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/804 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo, propomos analisar o romance A Selva, publicado em 1930, do escritor Ferreira de Castro. A narrativa se passa na floresta amazônica, em um seringal, e é neste locus infernal que o protagonista português, Alberto, empreende a representação do nativo amazônico, desumanizado pelo espaço. A partir dos estudos de Homi Bhabha, Edward Said, Boaventura de Sousa Santos, Gianni Vattimo e Eduardo Lourenço, verificamos que, na representação que Alberto faz do nativo, permanecem resíduos do discurso colonialista, ilustrando a ideia de Boaventura de Sousa Santos, de que o colonialismo ainda permanece enquanto prática mesmo depois do seu fim anunciado, especialmente quando se trata do colonialismo português, cujo problema de representação ficou mais evidente pelo fato de Portugal ter sido, ao mesmo tempo, colônia e metrópole. Assim, concluímos que há uma crise de representação não só do subalterno, como também do próprio português, que na obra é o portador do discurso. |
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A Selva, de Ferreira de Castro: representações das margens e das minoriasLiteratura; Outras Literaturas Vernáculas; Literatura PortuguesaFerreira de Castro; A Selva; Estudos Culturais; Periferia; ColonialismoEstudos Culturais; Pós-ColonialismoRESUMO: Neste artigo, propomos analisar o romance A Selva, publicado em 1930, do escritor Ferreira de Castro. A narrativa se passa na floresta amazônica, em um seringal, e é neste locus infernal que o protagonista português, Alberto, empreende a representação do nativo amazônico, desumanizado pelo espaço. A partir dos estudos de Homi Bhabha, Edward Said, Boaventura de Sousa Santos, Gianni Vattimo e Eduardo Lourenço, verificamos que, na representação que Alberto faz do nativo, permanecem resíduos do discurso colonialista, ilustrando a ideia de Boaventura de Sousa Santos, de que o colonialismo ainda permanece enquanto prática mesmo depois do seu fim anunciado, especialmente quando se trata do colonialismo português, cujo problema de representação ficou mais evidente pelo fato de Portugal ter sido, ao mesmo tempo, colônia e metrópole. Assim, concluímos que há uma crise de representação não só do subalterno, como também do próprio português, que na obra é o portador do discurso. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesFAPEAM-Fundação de Amparo à Pesquisa no AmazonasBraga, Débora Renata de Freitas2013-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/804Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 24 (2013): MINORIAS, MARGENS, MOBILIDADES; 143 - 164Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 24 (2013): MINORIAS, MARGENS, MOBILIDADES; 143 - 1641984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/804/1562info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-11T12:50:26Zoai:ojs.200.203.105.109:article/804Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-06-11T12:50:26Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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