APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137 |
Resumo: | Este presente artigo tem por objetivo tentar traçar um caminho para a aprendizagem de segunda língua através de jogos, mais especificamente jogos eletrônicos off-line de Role Playing Games. No início da década de 80 houve inúmeros avanços nas áreas da Neurociência e da Computação dando chance a uma nova escola e pensamento na área da Psicologia e Ciências Cognitivas universais. Tratando a linguagem como comunicação social externa. Aprendendo o vocabulário e frases prontas de jogos eletrônicos o indivíduo pode ser capaz de aprender a segunda língua. Assim como o método comunicativo foi introduzido nas salas de aula, acreditamos que o aparelho fonológico e a devida atenção dada ao jogo podem transformar um monolíngue em bilíngue com jogos eletrônicos. Trata-se de padrões e rotinas que Krashen já mencionou em 1981 e hoje podemos utilizar de forma a nos ajudar a aprender e conhecer outros mundos sem sair de casa. A memória operacional faz todo um trabalho para que isso aconteça e possamos aprender seja qualquer tarefa cognitiva. |
id |
URI-2_7114860e9cb98ca60c79c4150b9a5b2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3137 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing GamesLinguísticaAprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG.Estudos linguísticosEste presente artigo tem por objetivo tentar traçar um caminho para a aprendizagem de segunda língua através de jogos, mais especificamente jogos eletrônicos off-line de Role Playing Games. No início da década de 80 houve inúmeros avanços nas áreas da Neurociência e da Computação dando chance a uma nova escola e pensamento na área da Psicologia e Ciências Cognitivas universais. Tratando a linguagem como comunicação social externa. Aprendendo o vocabulário e frases prontas de jogos eletrônicos o indivíduo pode ser capaz de aprender a segunda língua. Assim como o método comunicativo foi introduzido nas salas de aula, acreditamos que o aparelho fonológico e a devida atenção dada ao jogo podem transformar um monolíngue em bilíngue com jogos eletrônicos. Trata-se de padrões e rotinas que Krashen já mencionou em 1981 e hoje podemos utilizar de forma a nos ajudar a aprender e conhecer outros mundos sem sair de casa. A memória operacional faz todo um trabalho para que isso aconteça e possamos aprender seja qualquer tarefa cognitiva.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRego, Letícia Souza2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-146Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-1461984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137/2931Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3137Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
title |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games Rego, Letícia Souza Linguística Aprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG. Estudos linguísticos |
title_short |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
title_full |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
title_sort |
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games |
author |
Rego, Letícia Souza |
author_facet |
Rego, Letícia Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Letícia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG. Estudos linguísticos |
topic |
Linguística Aprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG. Estudos linguísticos |
description |
Este presente artigo tem por objetivo tentar traçar um caminho para a aprendizagem de segunda língua através de jogos, mais especificamente jogos eletrônicos off-line de Role Playing Games. No início da década de 80 houve inúmeros avanços nas áreas da Neurociência e da Computação dando chance a uma nova escola e pensamento na área da Psicologia e Ciências Cognitivas universais. Tratando a linguagem como comunicação social externa. Aprendendo o vocabulário e frases prontas de jogos eletrônicos o indivíduo pode ser capaz de aprender a segunda língua. Assim como o método comunicativo foi introduzido nas salas de aula, acreditamos que o aparelho fonológico e a devida atenção dada ao jogo podem transformar um monolíngue em bilíngue com jogos eletrônicos. Trata-se de padrões e rotinas que Krashen já mencionou em 1981 e hoje podemos utilizar de forma a nos ajudar a aprender e conhecer outros mundos sem sair de casa. A memória operacional faz todo um trabalho para que isso aconteça e possamos aprender seja qualquer tarefa cognitiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137/2931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-146 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-146 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566682767360 |