APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Letícia Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137
Resumo: Este presente artigo tem por objetivo tentar traçar um caminho para a aprendizagem de segunda língua através de jogos, mais especificamente jogos eletrônicos off-line de Role Playing Games. No início da década de 80 houve inúmeros avanços nas áreas da Neurociência e da Computação dando chance a uma nova escola e pensamento na área da Psicologia e Ciências Cognitivas universais. Tratando a linguagem como comunicação social externa. Aprendendo o vocabulário e frases prontas de jogos eletrônicos o indivíduo pode ser capaz de aprender a segunda língua. Assim como o método comunicativo foi introduzido nas salas de aula, acreditamos que o aparelho fonológico e a devida atenção dada ao jogo podem transformar um monolíngue em bilíngue com jogos eletrônicos. Trata-se de padrões e rotinas que Krashen já mencionou em 1981 e hoje podemos utilizar de forma a nos ajudar a aprender e conhecer outros mundos sem sair de casa. A memória operacional faz todo um trabalho para que isso aconteça e possamos aprender seja qualquer tarefa cognitiva.
id URI-2_7114860e9cb98ca60c79c4150b9a5b2c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3137
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing GamesLinguísticaAprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG.Estudos linguísticosEste presente artigo tem por objetivo tentar traçar um caminho para a aprendizagem de segunda língua através de jogos, mais especificamente jogos eletrônicos off-line de Role Playing Games. No início da década de 80 houve inúmeros avanços nas áreas da Neurociência e da Computação dando chance a uma nova escola e pensamento na área da Psicologia e Ciências Cognitivas universais. Tratando a linguagem como comunicação social externa. Aprendendo o vocabulário e frases prontas de jogos eletrônicos o indivíduo pode ser capaz de aprender a segunda língua. Assim como o método comunicativo foi introduzido nas salas de aula, acreditamos que o aparelho fonológico e a devida atenção dada ao jogo podem transformar um monolíngue em bilíngue com jogos eletrônicos. Trata-se de padrões e rotinas que Krashen já mencionou em 1981 e hoje podemos utilizar de forma a nos ajudar a aprender e conhecer outros mundos sem sair de casa. A memória operacional faz todo um trabalho para que isso aconteça e possamos aprender seja qualquer tarefa cognitiva.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRego, Letícia Souza2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-146Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-1461984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137/2931Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3137Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
title APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
spellingShingle APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
Rego, Letícia Souza
Linguística
Aprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG.
Estudos linguísticos
title_short APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
title_full APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
title_fullStr APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
title_sort APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: Role Playing Games
author Rego, Letícia Souza
author_facet Rego, Letícia Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Letícia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Aprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG.
Estudos linguísticos
topic Linguística
Aprendizagem; Segunda Língua; Jogo eletrônicos; RPG.
Estudos linguísticos
description Este presente artigo tem por objetivo tentar traçar um caminho para a aprendizagem de segunda língua através de jogos, mais especificamente jogos eletrônicos off-line de Role Playing Games. No início da década de 80 houve inúmeros avanços nas áreas da Neurociência e da Computação dando chance a uma nova escola e pensamento na área da Psicologia e Ciências Cognitivas universais. Tratando a linguagem como comunicação social externa. Aprendendo o vocabulário e frases prontas de jogos eletrônicos o indivíduo pode ser capaz de aprender a segunda língua. Assim como o método comunicativo foi introduzido nas salas de aula, acreditamos que o aparelho fonológico e a devida atenção dada ao jogo podem transformar um monolíngue em bilíngue com jogos eletrônicos. Trata-se de padrões e rotinas que Krashen já mencionou em 1981 e hoje podemos utilizar de forma a nos ajudar a aprender e conhecer outros mundos sem sair de casa. A memória operacional faz todo um trabalho para que isso aconteça e possamos aprender seja qualquer tarefa cognitiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3137/2931
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-146
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 135-146
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566682767360