Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Atila Luna Ambrósio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583
Resumo: A ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido.
id UFF-2_9597786db81fb449dfb6115dbd2ebc82
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26583
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencialMatemágikaEducação matemáticaGamificaçãoAprendizagem TangencialFicçãoJogosRPGJogo em Educação MatemáticaEnsino de MatemáticaMathematical EducationGamificationTangencial LearningFictionGamesRPGMatemágikaA ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido.Fiction is essential for the development of creativity and imagination. Although they do not show an explicit relationship with the mathematics teaching methodology, a detailed analysis shows a complementary relationship between them. To confirm this, something present in the daily lives of several young people is implemented: Games. Using them as a teaching resource can stimulate different cognitive aspects in students and teachers. The present work aims to present the history of Matem agika, a world full of possibilities that, through a process called ́ Tangential Learning, can serve as a basis for teachers to develop different teaching methods, whether fully gamified, or inserting more fiction in the school, without imposing limits on what can be produced.54 f.Pacoricona, Aldo Amilcar BazanRainha, Marcelo Leonardo dos SantosRezende, Wanderley MouraRainha, Marcelo Leonardo dos SantosPacoricona, Aldo Amilcar Bazanda Silva, Atila Luna Ambrósio2022-10-24T13:19:21Z2022-10-24T13:19:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDA SILVA, Atila Luna Ambrósio. Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial. 2022. 62. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T16:45:24Zoai:app.uff.br:1/26583Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-24T16:45:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
title Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
spellingShingle Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
da Silva, Atila Luna Ambrósio
Matemágika
Educação matemática
Gamificação
Aprendizagem Tangencial
Ficção
Jogos
RPG
Jogo em Educação Matemática
Ensino de Matemática
Mathematical Education
Gamification
Tangencial Learning
Fiction
Games
RPG
Matemágika
title_short Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
title_full Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
title_fullStr Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
title_full_unstemmed Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
title_sort Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
author da Silva, Atila Luna Ambrósio
author_facet da Silva, Atila Luna Ambrósio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan
Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos
Rezende, Wanderley Moura
Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos
Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Atila Luna Ambrósio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemágika
Educação matemática
Gamificação
Aprendizagem Tangencial
Ficção
Jogos
RPG
Jogo em Educação Matemática
Ensino de Matemática
Mathematical Education
Gamification
Tangencial Learning
Fiction
Games
RPG
Matemágika
topic Matemágika
Educação matemática
Gamificação
Aprendizagem Tangencial
Ficção
Jogos
RPG
Jogo em Educação Matemática
Ensino de Matemática
Mathematical Education
Gamification
Tangencial Learning
Fiction
Games
RPG
Matemágika
description A ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T13:19:21Z
2022-10-24T13:19:21Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DA SILVA, Atila Luna Ambrósio. Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial. 2022. 62. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583
identifier_str_mv DA SILVA, Atila Luna Ambrósio. Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial. 2022. 62. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135427213164544