A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623 |
Resumo: | O contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais. |
id |
URI-2_7e0a8816420a6a38db1672f2163ada6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3623 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSOliteraturaliteraturaO contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesBotton Gandin, HellenBertolotti, ElisângelaTeixeira Porto, Ana Paula2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-35Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-351984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623/2924Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3623Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO Botton Gandin, Hellen literatura literatura |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO |
author |
Botton Gandin, Hellen |
author_facet |
Botton Gandin, Hellen Bertolotti, Elisângela Teixeira Porto, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Bertolotti, Elisângela Teixeira Porto, Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botton Gandin, Hellen Bertolotti, Elisângela Teixeira Porto, Ana Paula |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura literatura |
topic |
literatura literatura |
description |
O contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623/2924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-35 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-35 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565278724096 |