A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botton Gandin, Hellen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bertolotti, Elisângela, Teixeira Porto, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623
Resumo: O contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais.
id URI-2_7e0a8816420a6a38db1672f2163ada6c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3623
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSOliteraturaliteraturaO contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesBotton Gandin, HellenBertolotti, ElisângelaTeixeira Porto, Ana Paula2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-35Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-351984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623/2924Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3623Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
Botton Gandin, Hellen
literatura
literatura
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
author Botton Gandin, Hellen
author_facet Botton Gandin, Hellen
Bertolotti, Elisângela
Teixeira Porto, Ana Paula
author_role author
author2 Bertolotti, Elisângela
Teixeira Porto, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Botton Gandin, Hellen
Bertolotti, Elisângela
Teixeira Porto, Ana Paula
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
literatura
topic literatura
literatura
description O contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3623/2924
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-35
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 17-35
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565278724096