A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mügge, Ernani
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Saraiva, Juracy Assmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1988
Resumo: A escola brasileira tem sido ineficaz na formação de leitores, o que é atestado por pesquisas na área da leitura. Diante disso, o artigo propõe-se investigar de que maneira o texto literário é contemplado na legislação e que iniciativas vêm sendo tomadas, para democratizar o acesso ao livro. Ao mesmo tempo, apresenta possibilidades para a formação de leitores, destacando que, para instalar uma cultura de valorização da literatura na escola, são necessários dois movimentos distintos e paralelos: o da formação de professores-leitores e o da qualificação dos professores que atuam diretamente com a exploração de textos literários, de maneira a habilitá-los tanto para a escolha de obras quanto para a elaboração de atividades de análise. A qualificação do professor possibilitará conferir à literatura o papel que lhe cabe como um dos direitos humanos, definidos por Antonio Candido.
id URI-2_816b12d2d43906c84f7e8c24a3358797
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1988
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃOLiteraturaLeitura. Literatura. Escola. Formação de leitores.Formação de leitorA escola brasileira tem sido ineficaz na formação de leitores, o que é atestado por pesquisas na área da leitura. Diante disso, o artigo propõe-se investigar de que maneira o texto literário é contemplado na legislação e que iniciativas vêm sendo tomadas, para democratizar o acesso ao livro. Ao mesmo tempo, apresenta possibilidades para a formação de leitores, destacando que, para instalar uma cultura de valorização da literatura na escola, são necessários dois movimentos distintos e paralelos: o da formação de professores-leitores e o da qualificação dos professores que atuam diretamente com a exploração de textos literários, de maneira a habilitá-los tanto para a escolha de obras quanto para a elaboração de atividades de análise. A qualificação do professor possibilitará conferir à literatura o papel que lhe cabe como um dos direitos humanos, definidos por Antonio Candido.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCapesMügge, ErnaniSaraiva, Juracy Assmann2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1988Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 39-62Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 39-621984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1988/2038info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1988Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
title A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
spellingShingle A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
Mügge, Ernani
Literatura
Leitura. Literatura. Escola. Formação de leitores.
Formação de leitor
title_short A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
title_full A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
title_fullStr A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
title_full_unstemmed A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
title_sort A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO
author Mügge, Ernani
author_facet Mügge, Ernani
Saraiva, Juracy Assmann
author_role author
author2 Saraiva, Juracy Assmann
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Mügge, Ernani
Saraiva, Juracy Assmann
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura. Literatura. Escola. Formação de leitores.
Formação de leitor
topic Literatura
Leitura. Literatura. Escola. Formação de leitores.
Formação de leitor
description A escola brasileira tem sido ineficaz na formação de leitores, o que é atestado por pesquisas na área da leitura. Diante disso, o artigo propõe-se investigar de que maneira o texto literário é contemplado na legislação e que iniciativas vêm sendo tomadas, para democratizar o acesso ao livro. Ao mesmo tempo, apresenta possibilidades para a formação de leitores, destacando que, para instalar uma cultura de valorização da literatura na escola, são necessários dois movimentos distintos e paralelos: o da formação de professores-leitores e o da qualificação dos professores que atuam diretamente com a exploração de textos literários, de maneira a habilitá-los tanto para a escolha de obras quanto para a elaboração de atividades de análise. A qualificação do professor possibilitará conferir à literatura o papel que lhe cabe como um dos direitos humanos, definidos por Antonio Candido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1988
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1988/2038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 39-62
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 39-62
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566679621632