Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Purificação, Alice de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Elane Pereira, Costa, Marcela da Conceição, Silva, Tairana de Jesus, Andrade, Antônia C. Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297
Resumo: Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática.
id UESB-8_cf30f4802b43a8106207f3159167af18
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3297
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciaisLeitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia.Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática.Edições UESB2018-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/329710.22481/rid.v2i2.3297Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 2 (2017): v.2, n.2, jul./dez. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297/2749Purificação, Alice de OliveiraSilva, Elane PereiraCosta, Marcela da ConceiçãoSilva, Tairana de JesusAndrade, Antônia C. Cordeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:44Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3297Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:44Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
title Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
spellingShingle Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
Purificação, Alice de Oliveira
Leitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia.
title_short Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
title_full Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
title_fullStr Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
title_full_unstemmed Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
title_sort Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
author Purificação, Alice de Oliveira
author_facet Purificação, Alice de Oliveira
Silva, Elane Pereira
Costa, Marcela da Conceição
Silva, Tairana de Jesus
Andrade, Antônia C. Cordeiro de
author_role author
author2 Silva, Elane Pereira
Costa, Marcela da Conceição
Silva, Tairana de Jesus
Andrade, Antônia C. Cordeiro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Purificação, Alice de Oliveira
Silva, Elane Pereira
Costa, Marcela da Conceição
Silva, Tairana de Jesus
Andrade, Antônia C. Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia.
topic Leitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia.
description Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297
10.22481/rid.v2i2.3297
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297
identifier_str_mv 10.22481/rid.v2i2.3297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297/2749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 2 (2017): v.2, n.2, jul./dez. 2017
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187193761792