Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297 |
Resumo: | Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática. |
id |
UESB-8_cf30f4802b43a8106207f3159167af18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3297 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciaisLeitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia.Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática.Edições UESB2018-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/329710.22481/rid.v2i2.3297Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 2 (2017): v.2, n.2, jul./dez. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297/2749Purificação, Alice de OliveiraSilva, Elane PereiraCosta, Marcela da ConceiçãoSilva, Tairana de JesusAndrade, Antônia C. Cordeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:44Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3297Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:44Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
title |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
spellingShingle |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais Purificação, Alice de Oliveira Leitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia. |
title_short |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
title_full |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
title_fullStr |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
title_sort |
Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais |
author |
Purificação, Alice de Oliveira |
author_facet |
Purificação, Alice de Oliveira Silva, Elane Pereira Costa, Marcela da Conceição Silva, Tairana de Jesus Andrade, Antônia C. Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Elane Pereira Costa, Marcela da Conceição Silva, Tairana de Jesus Andrade, Antônia C. Cordeiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Purificação, Alice de Oliveira Silva, Elane Pereira Costa, Marcela da Conceição Silva, Tairana de Jesus Andrade, Antônia C. Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia. |
topic |
Leitura; Literatura; Formação de Leitores; Poesia. |
description |
Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297 10.22481/rid.v2i2.3297 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid.v2i2.3297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297/2749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 2 (2017): v.2, n.2, jul./dez. 2017 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187193761792 |