Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Marceli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405
Resumo: Este artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural.
id URI-2_ad6b15367de082ff2e8c1dcdfe7cdf6c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/405
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística AplicadaPortuguês como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos.Ensino de Português como língua adicionalEste artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCapesAquino, Marceli2013-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-194Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-1941984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405/1250info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-18T14:06:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/405Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2013-03-18T14:06:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
title Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
spellingShingle Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
Aquino, Marceli
Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística Aplicada
Português como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos.
Ensino de Português como língua adicional
title_short Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
title_full Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
title_fullStr Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
title_full_unstemmed Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
title_sort Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
author Aquino, Marceli
author_facet Aquino, Marceli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Marceli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística Aplicada
Português como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos.
Ensino de Português como língua adicional
topic Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística Aplicada
Português como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos.
Ensino de Português como língua adicional
description Este artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405/1250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-194
Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-194
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566775042048