Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405 |
Resumo: | Este artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural. |
id |
URI-2_ad6b15367de082ff2e8c1dcdfe7cdf6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/405 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística AplicadaPortuguês como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos.Ensino de Português como língua adicionalEste artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCapesAquino, Marceli2013-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-194Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-1941984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405/1250info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-18T14:06:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/405Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2013-03-18T14:06:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
title |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
spellingShingle |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. Aquino, Marceli Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística Aplicada Português como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos. Ensino de Português como língua adicional |
title_short |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
title_full |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
title_fullStr |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
title_sort |
Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. |
author |
Aquino, Marceli |
author_facet |
Aquino, Marceli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Marceli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística Aplicada Português como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos. Ensino de Português como língua adicional |
topic |
Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira; Português como língua adicional; Linguística Aplicada Português como língua adicional; Interculturalidade; Debate de temas polêmicos. Ensino de Português como língua adicional |
description |
Este artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/405/1250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-194 Revista Língua&Literatura; v. 14, n. 23 (2012): CULTURA E TRANSCULTURALIDADE COMO SUBSTRATO LINGUÍSTICO; p. 185-194 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566775042048 |