FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto, Ana Paula Teixeira, Rettenmaier, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2105
Resumo: Ao se pensar na formação de leitores no contexto brasileiro, vários problemas podem ser identificados ao longo das últimas décadas. Há mais de 30 anos, já havia estudos científicos rigorosos, apontando as ineficiências no trabalho de leitura nas instituições de ensino. Para citar alguns exemplos, relembramos a denúncia de Regina Zilberman (1984) sobre o que denominara como crise da leitura na escola e a ratificação de sua perspectiva por Leticia Malard (1985) ao identificar diversos problemas de leitura e especialmente da literatura na educação básica. Mais do que um enraizamento de problemas, parece haver um fortalecimento deles, como a diminuição da população considerada como “leitor”, como assinala a pesquisa coordenada por Zoara Failla (2012), e uma certa insuficiência de novas concepções e práticas de leitura que acenem para um caminho promissor na formação de leitores.
id URI-2_adfdbb8748bb317f92bba198c0202c33
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2105
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓSLetrasLeitura; Formação do LeitorLeituraAo se pensar na formação de leitores no contexto brasileiro, vários problemas podem ser identificados ao longo das últimas décadas. Há mais de 30 anos, já havia estudos científicos rigorosos, apontando as ineficiências no trabalho de leitura nas instituições de ensino. Para citar alguns exemplos, relembramos a denúncia de Regina Zilberman (1984) sobre o que denominara como crise da leitura na escola e a ratificação de sua perspectiva por Leticia Malard (1985) ao identificar diversos problemas de leitura e especialmente da literatura na educação básica. Mais do que um enraizamento de problemas, parece haver um fortalecimento deles, como a diminuição da população considerada como “leitor”, como assinala a pesquisa coordenada por Zoara Failla (2012), e uma certa insuficiência de novas concepções e práticas de leitura que acenem para um caminho promissor na formação de leitores.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSilva, Denise AlmeidaPorto, Ana Paula TeixeiraRettenmaier, Miguel2016-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2105Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 27-37Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 27-371984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2105/2036info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2105Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
title FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
spellingShingle FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
Silva, Denise Almeida
Letras
Leitura; Formação do Leitor
Leitura
title_short FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
title_full FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
title_fullStr FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
title_sort FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL: UM PROCESSO DE MUITOS NÓS
author Silva, Denise Almeida
author_facet Silva, Denise Almeida
Porto, Ana Paula Teixeira
Rettenmaier, Miguel
author_role author
author2 Porto, Ana Paula Teixeira
Rettenmaier, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Almeida
Porto, Ana Paula Teixeira
Rettenmaier, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Leitura; Formação do Leitor
Leitura
topic Letras
Leitura; Formação do Leitor
Leitura
description Ao se pensar na formação de leitores no contexto brasileiro, vários problemas podem ser identificados ao longo das últimas décadas. Há mais de 30 anos, já havia estudos científicos rigorosos, apontando as ineficiências no trabalho de leitura nas instituições de ensino. Para citar alguns exemplos, relembramos a denúncia de Regina Zilberman (1984) sobre o que denominara como crise da leitura na escola e a ratificação de sua perspectiva por Leticia Malard (1985) ao identificar diversos problemas de leitura e especialmente da literatura na educação básica. Mais do que um enraizamento de problemas, parece haver um fortalecimento deles, como a diminuição da população considerada como “leitor”, como assinala a pesquisa coordenada por Zoara Failla (2012), e uma certa insuficiência de novas concepções e práticas de leitura que acenem para um caminho promissor na formação de leitores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2105
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2105/2036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 27-37
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 27-37
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566656552960