BAKHTIN E O ROMANCE: POR UMA DEFINIÇÃO (MAIS COMPLEXA) DE ROMANCE EM SALA DE AULA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3839 |
Resumo: | O romance, forma literária aberta à representação do tempo presente, é considerado um gênero em formação, que incorpora outros gêneros literários e extraliterários e a diversidade linguística, estilística e vocal própria do mundo. Suas raízes remontam aos gêneros sérios-cômicos da antiguidade, que representavam o homem de forma mais humanizada e menos idealizada. Diante da dificuldade de definição do gênero, considerado em sua especificidade (dentro do grande escopo da prosa narrativa literária), as características acima podem se converter em diretrizes seguras para o estudo do gênero em sala de aula. Neste artigo, que parte das ideias de Mikhail Bakhtin (2010) sobre o romance, analisamos como livros didáticos refletem sobre o gênero. A análise mostra que se reserva pouco espaço à discussão do romance como gênero literário e que, quase sempre, este é tratado de forma generalizada em relação a outros gêneros literários narrativos, perdendo cada vez mais espaço para outros gêneros discursivos, como os relacionados ao campo midiático. |
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BAKHTIN E O ROMANCE: POR UMA DEFINIÇÃO (MAIS COMPLEXA) DE ROMANCE EM SALA DE AULAromance; Mikhail Bakhtin; livro didáticoO romance, forma literária aberta à representação do tempo presente, é considerado um gênero em formação, que incorpora outros gêneros literários e extraliterários e a diversidade linguística, estilística e vocal própria do mundo. Suas raízes remontam aos gêneros sérios-cômicos da antiguidade, que representavam o homem de forma mais humanizada e menos idealizada. Diante da dificuldade de definição do gênero, considerado em sua especificidade (dentro do grande escopo da prosa narrativa literária), as características acima podem se converter em diretrizes seguras para o estudo do gênero em sala de aula. Neste artigo, que parte das ideias de Mikhail Bakhtin (2010) sobre o romance, analisamos como livros didáticos refletem sobre o gênero. A análise mostra que se reserva pouco espaço à discussão do romance como gênero literário e que, quase sempre, este é tratado de forma generalizada em relação a outros gêneros literários narrativos, perdendo cada vez mais espaço para outros gêneros discursivos, como os relacionados ao campo midiático.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesPereira, Cilene Margarete2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3839Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 67-86Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 41 (2021): TEXTO LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO POLÍTICA, SOCIAL E ÉTICA; 67-861984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3839/3148Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T19:03:51Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3839Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2021-08-20T19:03:51Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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