Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12 |
Resumo: | Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos. |
id |
URI-2_df3b647d468247e30270065af599f9b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/12 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística TextualEste trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesHoffmann, Adriane EsterBossoni, Ivete Santina CaeranFornari, MarilúciaMarion, Marta LuizaGregolon, Vildes Mulinari2012-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-134Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-1341984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/24http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/25info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T17:07:09Zoai:ojs.200.203.105.109:article/12Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T17:07:09Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
title |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
spellingShingle |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual Hoffmann, Adriane Ester |
title_short |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
title_full |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
title_fullStr |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
title_full_unstemmed |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
title_sort |
Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual |
author |
Hoffmann, Adriane Ester |
author_facet |
Hoffmann, Adriane Ester Bossoni, Ivete Santina Caeran Fornari, Marilúcia Marion, Marta Luiza Gregolon, Vildes Mulinari |
author_role |
author |
author2 |
Bossoni, Ivete Santina Caeran Fornari, Marilúcia Marion, Marta Luiza Gregolon, Vildes Mulinari |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Adriane Ester Bossoni, Ivete Santina Caeran Fornari, Marilúcia Marion, Marta Luiza Gregolon, Vildes Mulinari |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/24 http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-134 Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-134 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566368194560 |