Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Adriane Ester
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bossoni, Ivete Santina Caeran, Fornari, Marilúcia, Marion, Marta Luiza, Gregolon, Vildes Mulinari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12
Resumo: Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos.
id URI-2_df3b647d468247e30270065af599f9b3
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/12
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística TextualEste trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesHoffmann, Adriane EsterBossoni, Ivete Santina CaeranFornari, MarilúciaMarion, Marta LuizaGregolon, Vildes Mulinari2012-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-134Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-1341984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/24http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/25info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T17:07:09Zoai:ojs.200.203.105.109:article/12Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T17:07:09Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
title Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
spellingShingle Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
Hoffmann, Adriane Ester
title_short Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
title_full Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
title_fullStr Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
title_full_unstemmed Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
title_sort Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
author Hoffmann, Adriane Ester
author_facet Hoffmann, Adriane Ester
Bossoni, Ivete Santina Caeran
Fornari, Marilúcia
Marion, Marta Luiza
Gregolon, Vildes Mulinari
author_role author
author2 Bossoni, Ivete Santina Caeran
Fornari, Marilúcia
Marion, Marta Luiza
Gregolon, Vildes Mulinari
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Adriane Ester
Bossoni, Ivete Santina Caeran
Fornari, Marilúcia
Marion, Marta Luiza
Gregolon, Vildes Mulinari
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/24
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/12/25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-134
Revista Língua&Literatura; v. 1, n. 3 (1999); p. 79-134
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566368194560