A distribuição de argumentos nucleares em um discurso de sala de aula
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/71 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos um estudo em que investigamos as tendências apontadas pela Estrutura Argumental Preferida (EAP) (DU BOIS, 2003) em um discurso de sala de aula proferido em português do Brasil para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Para isso, classificamos, em alguns trechos da transcrição, os argumentos dos verbos quanto à sua forma e ao seu status informacional; tomandocomo base comparativa um estudo desenvolvido por Kumpf (no prelo), que também observou a aplicação das tendências da EAP em um discurso de sala de aula. Pudemos verificar que o nosso corpus de pesquisa apresenta uma baixa pressão informacional, apesar do expressivo número de formas nominais plenas, o que mostra que as tendências da EAP, em linhas gerais, cederam às especificidades da natureza didáticado discurso de sala de aula. |
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A distribuição de argumentos nucleares em um discurso de sala de aulaNeste trabalho, apresentamos um estudo em que investigamos as tendências apontadas pela Estrutura Argumental Preferida (EAP) (DU BOIS, 2003) em um discurso de sala de aula proferido em português do Brasil para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Para isso, classificamos, em alguns trechos da transcrição, os argumentos dos verbos quanto à sua forma e ao seu status informacional; tomandocomo base comparativa um estudo desenvolvido por Kumpf (no prelo), que também observou a aplicação das tendências da EAP em um discurso de sala de aula. Pudemos verificar que o nosso corpus de pesquisa apresenta uma baixa pressão informacional, apesar do expressivo número de formas nominais plenas, o que mostra que as tendências da EAP, em linhas gerais, cederam às especificidades da natureza didáticado discurso de sala de aula.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSilva, Denise AlmeidaLacerda, Priscila Brasil GonçalvesMaia, Juliana Emília2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/71Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 107-130Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 107-1301984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/71/134http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/71/135info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:22:05Zoai:ojs.200.203.105.109:article/71Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:22:05Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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Neste trabalho, apresentamos um estudo em que investigamos as tendências apontadas pela Estrutura Argumental Preferida (EAP) (DU BOIS, 2003) em um discurso de sala de aula proferido em português do Brasil para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Para isso, classificamos, em alguns trechos da transcrição, os argumentos dos verbos quanto à sua forma e ao seu status informacional; tomandocomo base comparativa um estudo desenvolvido por Kumpf (no prelo), que também observou a aplicação das tendências da EAP em um discurso de sala de aula. Pudemos verificar que o nosso corpus de pesquisa apresenta uma baixa pressão informacional, apesar do expressivo número de formas nominais plenas, o que mostra que as tendências da EAP, em linhas gerais, cederam às especificidades da natureza didáticado discurso de sala de aula. |
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