PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL: RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA AFRO DO MARABAIXO (AMAPÁ/BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Pedro, Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza da Costa, Célia, Munhoz Caleiro, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Culturais
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/21
Resumo: O Marabaixo é uma manifestação cultural dançante que faz parte da história do Estado do Amapá desde a colonização. É caracterizada pelo viés da resistência, apesar de todos os episódios de desgastes com a sociedade hegemônica. Em 2018, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil, o que conferiu oficialidade à cultura que foi por muito tempo considerada inferior por ser realizada por classe “subalterna”. Esse movimento busca também reduzir o preconceito e discriminação étnica em relação aos negros. Diante disso, o objetivo do trabalho é descrever como se deu o processo de resistência e (re)existência da cultura do Marabaixo no Estado do Amapá, praticado pelos afrodescendentes, que culminou nos movimentos sociais para o reconhecimento jurídico-institucional. A pesquisa utilizou o método fenomenológico de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, mediante o levantamento de referências bibliográficas e documental. O estudo aponta que o reconhecimento do Marabaixo como Patrimônio Cultural do Brasil é uma luta engendrada pelos movimentos sociais marabaxeiros, uma forma de resistência e (re)existência do bem cultural dos afrodescendentes.
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