PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL: RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA AFRO DO MARABAIXO (AMAPÁ/BRASIL)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Culturais |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/21 |
Resumo: | O Marabaixo é uma manifestação cultural dançante que faz parte da história do Estado do Amapá desde a colonização. É caracterizada pelo viés da resistência, apesar de todos os episódios de desgastes com a sociedade hegemônica. Em 2018, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil, o que conferiu oficialidade à cultura que foi por muito tempo considerada inferior por ser realizada por classe “subalterna”. Esse movimento busca também reduzir o preconceito e discriminação étnica em relação aos negros. Diante disso, o objetivo do trabalho é descrever como se deu o processo de resistência e (re)existência da cultura do Marabaixo no Estado do Amapá, praticado pelos afrodescendentes, que culminou nos movimentos sociais para o reconhecimento jurídico-institucional. A pesquisa utilizou o método fenomenológico de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, mediante o levantamento de referências bibliográficas e documental. O estudo aponta que o reconhecimento do Marabaixo como Patrimônio Cultural do Brasil é uma luta engendrada pelos movimentos sociais marabaxeiros, uma forma de resistência e (re)existência do bem cultural dos afrodescendentes. |
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PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL: RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA AFRO DO MARABAIXO (AMAPÁ/BRASIL)Marabaixo. Cultura Popular. Patrimônio Cultural. Afrodescendente. Resistência.O Marabaixo é uma manifestação cultural dançante que faz parte da história do Estado do Amapá desde a colonização. É caracterizada pelo viés da resistência, apesar de todos os episódios de desgastes com a sociedade hegemônica. Em 2018, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil, o que conferiu oficialidade à cultura que foi por muito tempo considerada inferior por ser realizada por classe “subalterna”. Esse movimento busca também reduzir o preconceito e discriminação étnica em relação aos negros. Diante disso, o objetivo do trabalho é descrever como se deu o processo de resistência e (re)existência da cultura do Marabaixo no Estado do Amapá, praticado pelos afrodescendentes, que culminou nos movimentos sociais para o reconhecimento jurídico-institucional. A pesquisa utilizou o método fenomenológico de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, mediante o levantamento de referências bibliográficas e documental. O estudo aponta que o reconhecimento do Marabaixo como Patrimônio Cultural do Brasil é uma luta engendrada pelos movimentos sociais marabaxeiros, uma forma de resistência e (re)existência do bem cultural dos afrodescendentes.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/2110.20912/rdc.v15i36.21Revista Direitos Culturais; v. 15 n. 36 (2020); 131-1662177-14991980-7805reponame:Revista Direitos Culturaisinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/21/32Copyright (c) 2020 Revista Direitos Culturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro Pedro, JulianaSouza da Costa, CéliaMunhoz Caleiro, Manuel2020-04-27T21:20:38Zoai:ojs2.san.uri.br:article/21Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/PUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/oaifabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br2177-14991980-7805opendoar:2020-04-27T21:20:38Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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