LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rosele Clairete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menegon, Mariane Roman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Culturais
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/211
Resumo: Introdução: As comunidades rurais são mais sujeitas a processos de empobrecimento, sendo visível que a vulnerabilidade social causa maior preocupação no meio rural do que no urbano. Neste contexto, os Povos e Comunidades Tradicionais apresentam necessidades de desenvolvimento de políticas públicas que envolvam os seus territórios. Objetivo: analisar a legislação que institui as políticas públicas, em âmbito nacional, direcionada para povos e comunidades tradicionais, em especial as comunidades quilombolas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que buscou na web, as normas legais que tratam da questão ambiental no Brasil. Resultados: Foram encontrados 35 atos normativos, entre os anos de 1964 e 2019, sendo selecionados apenas os vigentes, compondo a lista de documentos: uma constituição, quinze decretos, três instruções normativas, quatorze leis federais e duas resoluções. Estas legislações foram discutidas no contexto dos Povos e Comunidades Tradicionais. Conclusão: Por fim, nota-se que as legislações ambientais que instituem as políticas públicas contemplam estes povos, por serem grupos que apresentam em seus traços culturais a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio ecológico. Entretanto não significa que estas regulamentações estejam implementadas e contribuindo para a proteção destas comunidades.
id URI-3_9e57ddb610306c88de05179fad82644c
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/211
network_acronym_str URI-3
network_name_str Revista Direitos Culturais
repository_id_str
spelling LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS Povos e Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas, Legislação AmbientalIntrodução: As comunidades rurais são mais sujeitas a processos de empobrecimento, sendo visível que a vulnerabilidade social causa maior preocupação no meio rural do que no urbano. Neste contexto, os Povos e Comunidades Tradicionais apresentam necessidades de desenvolvimento de políticas públicas que envolvam os seus territórios. Objetivo: analisar a legislação que institui as políticas públicas, em âmbito nacional, direcionada para povos e comunidades tradicionais, em especial as comunidades quilombolas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que buscou na web, as normas legais que tratam da questão ambiental no Brasil. Resultados: Foram encontrados 35 atos normativos, entre os anos de 1964 e 2019, sendo selecionados apenas os vigentes, compondo a lista de documentos: uma constituição, quinze decretos, três instruções normativas, quatorze leis federais e duas resoluções. Estas legislações foram discutidas no contexto dos Povos e Comunidades Tradicionais. Conclusão: Por fim, nota-se que as legislações ambientais que instituem as políticas públicas contemplam estes povos, por serem grupos que apresentam em seus traços culturais a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio ecológico. Entretanto não significa que estas regulamentações estejam implementadas e contribuindo para a proteção destas comunidades.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/21110.20912/rdc.v15i37.211Revista Direitos Culturais; v. 15 n. 37 (2020); 79-1002177-14991980-7805reponame:Revista Direitos Culturaisinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/211/75Copyright (c) 2020 Revista Direitos Culturaishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rosele ClaireteMenegon, Mariane Roman 2020-09-15T19:32:16Zoai:ojs2.san.uri.br:article/211Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/PUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/oaifabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br2177-14991980-7805opendoar:2020-09-15T19:32:16Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
spellingShingle LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
dos Santos, Rosele Clairete
Povos e Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas, Legislação Ambiental
title_short LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_full LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_fullStr LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_full_unstemmed LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_sort LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
author dos Santos, Rosele Clairete
author_facet dos Santos, Rosele Clairete
Menegon, Mariane Roman
author_role author
author2 Menegon, Mariane Roman
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rosele Clairete
Menegon, Mariane Roman
dc.subject.por.fl_str_mv Povos e Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas, Legislação Ambiental
topic Povos e Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas, Legislação Ambiental
description Introdução: As comunidades rurais são mais sujeitas a processos de empobrecimento, sendo visível que a vulnerabilidade social causa maior preocupação no meio rural do que no urbano. Neste contexto, os Povos e Comunidades Tradicionais apresentam necessidades de desenvolvimento de políticas públicas que envolvam os seus territórios. Objetivo: analisar a legislação que institui as políticas públicas, em âmbito nacional, direcionada para povos e comunidades tradicionais, em especial as comunidades quilombolas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que buscou na web, as normas legais que tratam da questão ambiental no Brasil. Resultados: Foram encontrados 35 atos normativos, entre os anos de 1964 e 2019, sendo selecionados apenas os vigentes, compondo a lista de documentos: uma constituição, quinze decretos, três instruções normativas, quatorze leis federais e duas resoluções. Estas legislações foram discutidas no contexto dos Povos e Comunidades Tradicionais. Conclusão: Por fim, nota-se que as legislações ambientais que instituem as políticas públicas contemplam estes povos, por serem grupos que apresentam em seus traços culturais a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio ecológico. Entretanto não significa que estas regulamentações estejam implementadas e contribuindo para a proteção destas comunidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/211
10.20912/rdc.v15i37.211
url https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/211
identifier_str_mv 10.20912/rdc.v15i37.211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/211/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Direitos Culturais
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Direitos Culturais
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Culturais; v. 15 n. 37 (2020); 79-100
2177-1499
1980-7805
reponame:Revista Direitos Culturais
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Direitos Culturais
collection Revista Direitos Culturais
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv fabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br
_version_ 1798045707856248832