ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Siqueira, Rafael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos de Araújo, Franciele, Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44
Resumo: A importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.
id URI-5_0f37dc65ec1ce20bd24422a6ab2c0787
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/44
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJAalfabetização científica e tecnológicalivro didáticoformação didáticaA importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/4410.31512/encitec.v11i3.44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 20-412237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44/285Copyright (c) 2021 Rafael Moreira Siqueira, Franciele dos Santos de Araújo, Gilsélia Macedo Cardoso Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Siqueira, Rafael dos Santos de Araújo, FrancieleMacedo Cardoso Freitas, Gilsélia 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/44Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
title ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
Moreira Siqueira, Rafael
alfabetização científica e tecnológica
livro didático
formação didática
title_short ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
title_full ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
title_sort ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
author Moreira Siqueira, Rafael
author_facet Moreira Siqueira, Rafael
dos Santos de Araújo, Franciele
Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia
author_role author
author2 dos Santos de Araújo, Franciele
Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Siqueira, Rafael
dos Santos de Araújo, Franciele
Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização científica e tecnológica
livro didático
formação didática
topic alfabetização científica e tecnológica
livro didático
formação didática
description A importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44
10.31512/encitec.v11i3.44
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44/285
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 20-41
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333267107840