ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44 |
Resumo: | A importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes. |
id |
URI-5_0f37dc65ec1ce20bd24422a6ab2c0787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/44 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJAalfabetização científica e tecnológicalivro didáticoformação didáticaA importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/4410.31512/encitec.v11i3.44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 20-412237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44/285Copyright (c) 2021 Rafael Moreira Siqueira, Franciele dos Santos de Araújo, Gilsélia Macedo Cardoso Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Siqueira, Rafael dos Santos de Araújo, FrancieleMacedo Cardoso Freitas, Gilsélia 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/44Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
title |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA Moreira Siqueira, Rafael alfabetização científica e tecnológica livro didático formação didática |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EJA |
author |
Moreira Siqueira, Rafael |
author_facet |
Moreira Siqueira, Rafael dos Santos de Araújo, Franciele Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos de Araújo, Franciele Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Siqueira, Rafael dos Santos de Araújo, Franciele Macedo Cardoso Freitas, Gilsélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização científica e tecnológica livro didático formação didática |
topic |
alfabetização científica e tecnológica livro didático formação didática |
description |
A importância da alfabetização científica para a formação cidadã para todos os estudantes, em especial para os estudantes que frequentam a EJA, é de grande relevância, de forma que eles possam ter conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a ciência e seus correlatos. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho cientifico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44 10.31512/encitec.v11i3.44 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 20-41 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333267107840 |